Que material atrai o ouro?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

2. Como saber se é ouro com um imã Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim.

Ouro magnético
Uzi Landman, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, relata que as nanopartículas de ouro podem se tornar magnéticas por meio de sua oxigenação quando eles estão em formato de nanofios. Esta oxigenação significa a adição de átomos de oxigênio e não de moléculas de oxigênio (O2).

Materiais com propriedades magnéticas (imãs) têm a capacidade de atrair ou serem atraídos por pedaços de ferro, níquel e cobalto (ou ligas metálicas que contém esses metais).

vinagre branco

Qual o vinagre para testar ouro? O vinagre branco é a variante mais ácida e funciona melhor para os testes de ouro, além de ser transparente, o que facilita ver a mudança de cor do metal.

Objetos que o ímã NÃO atraí: Os dois grupos que contém metais com baixa ou nula atração magnética são paramagnéticos (contém baixa atração magnética), ou diamagnéticos (contém baixíssima ou zero atração magnética). Alguns exemplos são: Paramagnéticos: Alumínio, Magnésio, Sulfato, Cobre.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.

Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais.

Veja a seguir os dois métodos principais:

  1. Passar corrente elétrica, pois o ouro conduz eletricidade assim como todo metal, mas a pirita não;
  2. Morder levemente, se for ouro, ficará a marca dos dentes, pois ele é maleável; já a pirita é dura e quebradiça, pois é um composto iônico.

O ácido nítrico é um potente oxidante que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro. O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução. Isto permite que o ouro adicional continue oxidando.

Ou seja, é sim possível transformar um metal em ouro, mas, além de não ser da maneira que os alqumistas propunham, é inviável economicamente.

Para encontrar ouro em grandes quantidades ou minas de ouro os métodos mais comuns são:

  1. Mapeamento Geológico;
  2. Prospecção Geoquímica na pesquisa mineral;
  3. Geofísica para ouro;
  4. Sondagem na mineração;.
  5. Modelagem Geólogica 3D.

Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida. Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Os ímãs são pedaços de minério de ferro, a magnetita, capazes de atrair objetos de ferro.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.

2. Teste de flutuação. O teste de flutuação consiste em encher um copo transparente ou uma vasilha com água e deixar o item cair suavemente no líquido. Caso a peça afunde, significa que há grandes chances de ser ouro de verdade, já que o material tem a particularidade de ser mais denso do que a água.

Aplique vinagre na superfície e observe se muda de cor.
Segure seu objeto de metal firmemente em uma mão ou coloque-o sobre uma mesa. Coloque algumas gotas de vinagre sobre o objeto. Caso as gotas mudem a cor do metal, o objeto não é ouro puro. Caso a cor permaneça igual, é ouro puro.

Continuar lendo Que material atrai ouro?