Que mal faz o guaraná?

Perguntado por: amoraes6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Mas, pelo alto teor de cafeína, substância que age sobre o sistema nervoso e as fibras musculares, o guaraná deve ser consumido com moderação. "A cafeína em altas doses pode provocar insônia, ansiedade, prejuízo de memória, arritmias cardíacas e danos gástricos", explica a nutricionista Ana Paola Monegaglia.

Mulheres em fase de amamentação, pessoas com pressão alta e outros problemas cardíacos não podem consumir esta fruta. Além disso, é recomendado não misturar o guaraná com outra substância, ou ainda, ingerir com efedrina, que é uma substância utilizada para fins esportivos em treinos de atletas.

O Guaraná em Pó é usado para combater o cansaço físico e mental. De modo geral, o pó de guaraná serve para repor a energia e melhorar até a atenção. Ele contém cafeína e os efeitos da cafeína no nosso organismo são de nos deixar mais atentos.

O refrigerante mais consumido do mundo está na lista, para a tristeza dos fãs da coquinha gelada. O problema dele é o corante de caramelo, que não é nada saudável, por se tratar do tipo lV, que faz bastante mal para o organismo, podendo estar relacionado ao aparecimento de câncer.

Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.

Essas duas bebidas são seguras, independente se consumidas isoladas ou junto a uma refeição. O valor calórico do guaraná é baixo enquanto o refrigerante de guaraná e o Guaravita têm valores calóricos muito similares, mas quantidades bem diferentes de sódio e ainda “seguras” de sódio.

Afasta doenças cardíacas
O excesso de sódio nos refrigerantes aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. Reduzir o consumo de bebidas açucaradas ajuda a diminuir a pressão arterial.

O guaraná é rico em compostos que possuem propriedades antioxidantes, que neutralizam moléculas potencialmente prejudiciais chamadas radicais livres. Essas moléculas podem interagir com partes de suas células e causar danos relacionados ao envelhecimento, doenças cardíacas, câncer e outras complicações de saúde.

Lançada no final do verão, a Guaraná Antártica Natu é a opção mais saudável da linha do refrigerante que é a cara do Brasil.

Tomar refrigerante todos os dias prejudica o fígado
No entanto, quando consumimos bebidas açucaradas em excesso, o fígado se sobrecarrega e transforma a frutose em gordura. Ao longo do tempo, isso pode contribuir para a esteatose hepática não alcoólica (EHNA).

Algumas análises em laboratórios, comparando o guaraná em pó com o pó de café, demonstraram que o guaraná chega a ter até três vezes mais cafeína do que o café, o que exige cuidado no seu consumo.

A ação termogênica do guaraná em pó acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e contribuindo consideravelmente para a perda de peso. “Para que este efeito seja alcançado, o consumo deve ser feito com regularidade e nunca antes do momento de ir dormir”, afirma a nutricionista Paola Moreira.

Rico em cafeína, vitaminas do complexo B, flavonoides que têm ação antioxidante e compostos bioativos semelhantes à cafeína, o guaraná pode ser um grande aliado para combater o cansaço, a fadiga e a indisposição causados pelos efeitos da quimioterapia.

No Brasil, a marca pioneira de refrigerantes orgânicos é a Wewi, produzida pela empresa WeWish. Três sabores de refrigerantes orgânicos estão disponíveis: guaraná, cola e laranja. Os dois primeiros, aliás, também estão presentes na versão “zero” açúcar.

O consumo de bebidas gaseificadas ou com cafeína não enfraquece os ossos nem causa osteoporose.

Experimente uma alternativa ao refrigerante

  1. Água com gás com infusão. Adicione fatias de suas frutas favoritas na água com gás para um delicioso substituto de refrigerante;
  2. Chá verde com gás. ...
  3. Kombucha. ...
  4. Água com hortelã e pepino. ...
  5. Chás de ervas ou de frutas. ...
  6. Água de coco.

Segundo seus fabricantes, a receita da cerveja Heineken é totalmente livre de açúcares e de baixo estímulo insulínico. O fato de não conter açúcar, não é um motivo que influencie na qualidade da bebida e no seu sabor. Curiosidades: Conheça os 40 tipos de cerveja mais consumidos no mundo.

O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml. Esses números são equivalentes a 3 fatias de pão de forma!

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Sempre verifique o rótulo e escolha as variedades que não contêm açúcares adicionados, adoçantes artificiais, cafeína ou sódio. Especialistas destacam que a melhor opção para saciar a sede é mesmo a água.