Que mal faz a rapadura?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Além disso, o excesso de carboidrato simples, como o presente na rapadura, é armazenado na forma de gordura no corpo, promovendo o ganho de peso e o surgimento de problemas de saúde como diabetes e gordura no fígado.

A rapadura é fonte de energia, carboidrato, minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, e vitaminas do complexo B como Tiamina, Riboflavina e Niacina. Em 25 gramas do produto, há 92 calorias e 23 gramas de carboidratos. É encontrada em barras de 500 gramas e em porções individuais de 25 gramas.

A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

Além disso, o excesso de carboidrato simples, como o presente na rapadura, é armazenado na forma de gordura no corpo, promovendo o ganho de peso e o surgimento de problemas de saúde como diabetes e gordura no fígado.

Um pequeno pedaço de rapadura, de 30g, contém 111 Kcal. Por esse motivo é interessante não ultrapassar essa quantidade no consumo diário. O melhor momento para se consumir a rapadura é após o almoço, desde que se consuma salada, que ajuda a reduzir a produção de gordura pelo organismo.

Quem tem diabetes deve cortar de sua dieta alguns alimentos, como o açúcar, mel, caldo de cana, melado, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, como refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo; deve ainda evitar o consumo excessivo de sal.

A rapadura pode ser utilizada para substituir o açúcar refinado, tanto na culinária quanto no uso de sucos, chás, dentre outros alimentos. Por ser considerado um produto natural sua utilização é imensamente mais saudável que o uso de açucares refinados.

Conforme a nutricionista, o diabético deve cortar de sua dieta o açúcar (substituir por adoçantes), mel, melado, caldo de cana, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo e consumo excessivo de sal também são ...

13,17,28 Observa-se que a rapadura pura apresenta um teor de acidez maior que a rapadura com misturas, o que pode ser justificado também pela alteração na composição da rapadura.

Não existe um açúcar “mais saudável”, pois todos os tipos de açúcar podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. O ideal é optar por alternativas menos processadas e com menor índice glicêmico, como o açúcar demerara, mascavo ou de coco, e consumi-los com moderação.

Ao contrário do que muitos pensam, o açúcar mascavo não é a rapadura ralada. Ele também é produzido a partir do melado de cana, que deve ser batido até a secagem. Assim como a rapadura e o melado de cana, o açúcar mascavo não passa por refinamento, conservando todos os nutrientes da cana-de-açúcar.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Apesar da alta concentração calórica, a rapadura tem mais benefícios que o açúcar branco. Sua produção artesanal lhe confere mais nutrientes, sendo rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro entre outros e vitaminas A, B1, B12, E e mais algumas.

A rapadura é fabricada a partir da fervura do caldo de cana, e em seguida, é moldada e seca. Sua fabricação iniciou-se no século XVI nas Ilhas Canárias, território espanhol. No mesmo século, teve início a produção no Brasil, nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, servindo de alimento para os escravos.

stevia

A stevia é um adoçante natural extraído da planta Stevia rebaudiana. Ela é muito doce e tem um baixíssimo teor calórico, sendo uma excelente opção para diabéticos. Além disso, a stevia não afeta os níveis de açúcar no sangue, o que a torna ainda mais recomendada para quem tem diabetes.

O açúcar impacta os processos minerais do corpo, inclusive a sintetização de cálcio e magnésio. O alto consumo de açúcares, doces e refrigerantes é fator determinante para a formação de cálculo renal, e explica por que nos dias de hoje até mesmo crianças de 6 anos estão começando a ter pedras nos rins.

Benefícios da rapadura
Ela contém até 100 vezes mais cálcio, até 26 vezes mais ferro e muito mais potássio, magnésio e vitamina A que os outros adoçantes. A nutricionista lembra que o alimento é muito recomendado para a prevenção de anemias e da osteoporose.

pela rapadura, comer 4 x ao dia um bom pedaço. punhado por dia.

O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo.

A rapadura é um prato muito presente no nordeste brasileiro e que é consumido de diferentes formas e jeitos. Ela pode ser servida sozinha, como uma sobremesa, ou junto com outro doce, como o famoso pé-de-moleque, por exemplo. O bom disso tudo é que as receitas de e com rapadura são todas muito simples e variadas.

Tem gente que gosta puro pra sentir só o sabor do grão, mas a maioria gosta mesmo do seu café adoçado, com açúcar ou com o gostinho especial da rapadura. A rapadura é o açúcar em estado bruto.