Que mal domperidona pode causar?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Domperidona: risco de arritmia ventricular e morte cardíaca súbita.

Como funciona
A domperidona, substância ativa do medicamento, restaura a movimentação motora do esôfago, estômago e duodeno, melhorando a digestão em todas as suas fases. Ainda possui uma potente ação antiemética (que alivia os sintomas relacionados com o enjoo, as náuseas e os vômitos).

Alternativamente à domperidona (Motilium®) o SUS oferece: metoclopramida comprimido 10 mg, solução injetável 5mg/mL e solução oral 4 mg/mL, por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, que é a primeira linha de cuidado medicamentoso do sistema, sem prejuízo para o paciente.

Você Page 2 deve tomar domperidona comprimidos antes das refeições e o medicamento para o estômago após as refeições. Você não deve usar domperidona se você estiver utilizando antifúngico à base de cetoconazol, por via oral.

A dose de Domperidona deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, a uma dose diária oral máxima de 40 mg. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito.

Síndromes dispépticas
A dose de domperidona deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, a uma dose diária oral máxima de 40 mg. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito.

Antes de tomar domperidona, você deverá informar ao seu médico se: -tem alguma doença nos rins; -tem ou teve alguma doença no coração, incluindo insuficiência cardíaca, ataque cardíaco anterior, angina (dores no peito), ou distúrbios do ritmo cardíaco, incluindo batimento rápido ou lento ou irregular.

Não se sabe exatamente o que pode provocar o refluxo, existindo sempre a possibilidade de ser um problema multifatorial. Eles podem ser tanto anatômicos, como uma fraqueza no esfíncter ou uma hérnia de hiato, quando o estômago se aproxima do esôfago, quanto comportamentais, quando maus hábitos colaboram para o refluxo.

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:

  • Estomazil;
  • Eno;
  • Epocler;
  • Sonrisal;
  • Engov;
  • Gastrol.

Você deve tomar os comprimidos de Domperidona antes das refeições e o medicamento para acidez estomacal após as refeições. Domperidona deve ser tomado antes das refeições, pois após as refeições, a absorção do medicamento pode ser retardada.

A domperidona é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh 7 a 9) ou grave (ChildPugh > 9). Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh 5 a 6). Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Habitualmente, o medicamento não deve ser utilizado durante um período superior a uma semana. A domperidona deixará de ser autorizada no tratamento de outros estados clínicos, como distensão abdominal ou azia.

Qual a diferença do omeprazol e da domperidona? Prado explica que o omeprazol é um bloqueador de próton que pode ser usado em conjunto com a domperidona, já que enquanto ela torna mais rápido o esvaziamento gástrico, ele atua reduzindo a secreção de ácidos estomacais.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Não há relatos da interferência da domperidona no intervalo QT. Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com PERIDONA®.

Os comprimidos contêm lactose e podem ser inadequados para pacientes com intolerância à lactose, galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose. Como a domperidona é altamente metabolizada no fígado, esse medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com lesão hepática.