Que mal A inveja causa?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

A inveja é diabólica, é terrível, gera em nós os piores sentimentos; ela tira a nossa paz interior, destrói dentro de nós os melhores sentimentos que podemos ter. Por causa dela falamos e desejamos o mal e confundimos ser justiceiro com justiça.

O invejado se sente perseguido, fala muito com indiretas discursivas e agressivas, é dono da razão, acha que os elogios alheios não são sinceros, e tem a nítida percepção que todas as pessoas ao seu redor são doentes psicologicamente, costuma ter mania de perseguição.

Veja como a inveja pode fazer mal para você

  1. 1 – Baixa autoestima. Sim, a inveja que outras pessoas depositam em você pode estar diretamente ligada à sensação de baixa autoestima. ...
  2. 2 – Azar. ...
  3. 3 – Cansaço. ...
  4. 4 – Ansiedade e estresse. ...
  5. 5 – Noites de sono mal dormidas. ...
  6. 6 – Inveja afeta a vida financeira.

Encontramos em Tiago, capítulo 3, versículo 16: “Onde há inveja, há a ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. São inúmeras as pessoas que sofrem com a inveja.

2 – Agradeça o que tem: muitos dos casos de inveja na família surgem a partir de pessoas que vivem olhando para a vida alheia, que não consegue agradecer o que têm e que sempre desejam bens e posições de terceiros, mesmo no caso de irmãos, primos, tios e tias, etc.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda de toda inveja e mal com o poder de sua santa e divina graça. Afaste de mim, meu Pai, todos aqueles que querem com mal. Aproxime de mim os Teus filhos que trazem paz. Que Deus retribua com luz e serenidade aqueles que só têm a inveja e o ódio para compartilhar.

Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo. Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares. Eu renuncio toda inveja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ninguém inveja o feio, ninguém odeia o fraco. Ninguém atira pedra em árvore que não dá frutos. As pessoas só jogam pedras em árvores que estão dando frutos. Quanto mais frutos, mais pedras.

O que é Olho gordo:
É aquele que sempre tem inveja, ou seja, um invejoso.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.

Os sintomas e características apresentadas pela vítima são: olhos lacrimejantes, bocejos constantes, moleza no corpo, ausência de apetite e tristeza. O indivíduo com quebrante pode adoecer, definhar e até morrer. Segundo a cultura, a referida “síndrome” pode inclusive se manifestar em animais e plantas.

São diversos os sintomas de quem é vítima do quebranto: olhos lacrimejantes, moleza por todo o corpo, tristeza, bocejar constante, espirros repetidos, inapetência.

Conhecido como pedra do amor e da paz, o quartzo rosa afasta as energias negativas e potencializa as vibrações do amor. É um amuleto para os relacionamentos e o ambiente familiar.

Para se proteger do que acreditam ser o mau-olhado, as pessoas usam amuletos como: pulseiras com figas ou elefantes; sal grosso e cristais. Também são creditados poderes protetores a algumas plantas como: comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, arruda, alecrim e guiné.

O sentimento inveja, basicamente, é o desejo de possuir algo que pertence ao outro, o invejoso sente desgosto em razão da felicidade do outro. Diante disse, claro que a denotação soa como extremamente negativo, mas sabia que pessoas invejosas podem não gerar nada de ruim à sua vida.

A melhor maneira de lidar com uma pessoa invejosa é se afastando dela. Como nem sempre é possível manter distância de um familiar, a dica é mudar sua frequência de modo a não se conectar mais com a inveja do outro. Em geral, nos conectamos com a inveja quando estamos inseguros de nossos potenciais.

Inveja é um tipo de dor psicológica sentida quando, ao nos compararmos a outra(s) pessoa(s), avaliamos que nosso valor, nossa autoestima e nosso autorrespeito estão diminuídos. Inveja é a dolorosa observação daquilo que nos falta. Sentimos inveja quando outra pessoa tem características superiores às nossas.