Que lugar os decompositores ocupam nas cadeias nas cadeias alimentares?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Ao final da cadeia alimentar, ocupando o último nível trófico, encontram-se os decompositores, que são os seres sapróbios ou saprófagos, principalmente os fungos e bactérias que vivem no solo e na água e são responsáveis por reciclar a matéria orgânica, que inclui dejetos dos seres detritívoros (como a minhoca e urubus ...

Encontramos animais decompositores tanto no grupo de invertebrados como no grupo de vertebrados. Entre os primeiros, talvez o grupo mais importante sejam os insetos, de muitos tipos, como moscas, vespas ou escaravelhos. Onde encontramos mais exemplos de animais vertebrados decompositores nos grupos de mamíferos e aves.

Os detritívoros são organismos que, ao consumir matéria orgânica em decomposição, facilitam a ação dos organismos decompositores.

Qual a importância da decomposição? A decomposição é importante para o meio ambiente porque faz com que nutrientes de matérias orgânicas, como folhas, cascas, sementes, retornem à natureza para nutrir o solo. Com nutrientes disponíveis, seres vivos podem utilizá-los para seu desenvolvimento.

Os decompositores atuam em todos os organismos após sua morte e, por isso, normalmente, não são representados em esquemas de cadeias alimentares.

Utilizando dados da FAO sobre o consumo humano no período 1961-2009, os cientistas definiram um nível trófico 2.2 para o Homem, em um nível próximo ao de uma anchova ou de um porco. Os predadores superiores, como o urso polar e a orca, podem alcançar um nível trófico 5.5.

Os seres humanos podem ser considerados consumidores secundários em algumas cadeias alimentares, já que se alimentam, por exemplo, de carne bovina ou suína. Terciários: Os consumidores terciários compõe o último nível dos consumidores, se alimentando dos consumidores secundários.

A posição que cada ser vivo ocupa nessa cadeia recebe o nome de nível trófico. Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos observados nesse esquema. Cada organismo ocupa uma posição diferente, de acordo com seus hábitos alimentares, na cadeia alimentar.

Fazem parte desse grupo os fungos, as bactérias, e os protozoários.

A cadeia alimentar é composta por três principais grupos de seres vivos: os produtores, os consumidores e os decompositores. Cada um deles representa um nível trófico do fluxo de energia transmitido através da alimentação. O primeiro nível trófico é formado pelos produtores e o último são os decompositores.

Os seres decompositores nutrem-se dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza sais minerais e outros nutrientes. Esses nutrientes são então utilizados pelos organismos produtores, como as plantas, sendo, portanto, reaproveitados.

A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Por meio dela, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema. Cada organismo ocupa uma posição dentro da cadeia alimentar, que é determinada pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.

O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio. A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem. Já o calor acelera esse processo, pois aumenta consideravelmente o número de micro-organismos em pouco tempo.

Os organismos decompositores são aqueles que degradam a matéria orgânica. Ao degradar a matéria orgânica, esses organismos liberam nutrientes que podem ser reutilizados, atuando, portanto, na ciclagem de nutrientes. Como exemplos de organismos decompositores podemos citar fungos e bactérias.

Importância dos Decompositores
Os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, assim podem ser reaproveitados por outros organismos para a produção de novas moléculas orgânicas. Ao transformar a matéria orgânica em inorgânica, que será utilizada pelos produtores, os decompositores recomeçam o ciclo.

Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas.

Caso a decomposição não ocorresse, os nutrientes não ficariam disponíveis novamente e nenhum outro ser vivo poderia utilizá-los. Assim sendo, teríamos vários cadáveres no planeta de animais, plantas e outros seres vivos e nenhuma nova forma de vida poderia surgir, o que causaria a extinção de todas as espécies vives.

Resposta. O ecossistema seria desequilibrado, as coisas que apodrecessem não seria decompostas causando um grande transtorno na cadeia alimentar, ou seja todo ciclo seria afetado, podendo causar a extinção de vários ecossistemas e o acumulo de matéria orgânica.

Produtores: seres autotróficos capazes de produzir o seu próprio alimento. Consumidores: seres heterotróficos que se alimentam de outros seres vivos para sobreviver. Decompositores: microrganismos que decompõem a matéria orgânica dos seres mortos.

No primeiro nível trófico estão os organismos produtores, aqueles que ocupam a base da cadeia alimentar e que iniciam todo o ciclo. Eles são seres autotróficos, ou seja, capazes de produzir o próprio alimento.

Os organismos chamados de decompositores são as bactérias e os fungos, que são capazes de realizar o processo de decomposição como forma de adquirir energia. Existem decompositores aeróbios, os quais necessitam de oxigênio para realizar suas atividades, e os anaeróbios, os quais não necessitam de oxigênio.