Que lugar do Brasil fala bergamota?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

No Rio Grande do Sul, o termo mais utilizado é “bergamota” ou “vergamota”. No Paraná, principalmente em Curitiba e no litoral, utiliza-se “mimosa”. No Sudeste, no norte do Paraná e no Centro-Oeste, a palavra mais utilizada para designar as tangerinas é “mexerica”.

- é chamada mexerica Rio. A fruta se chama tangerina no Rio de Janeiro. Até onde sei laranja-cravo, mexerica e bergamota são palavras para o mesmo fruto, ou seja, variantes regionais da palavra tangerina.

“Bergamota” ou “vergamota” são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. “Mexerica” é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.

"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.

No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota. São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote.

A mexerica atende por vários nomes: bergamota (ou vergamota) no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.

Em Minas Gerais e Goiás é chamada de "Mexerica". Também pode ser encontrada como "laranja-mimosa" ou simplesmente "mimosa". "Tangerina" deriva de Tanger, cidade dos Marrocos.

Aqui no Rio Grande do Sul, chamamos de bergamota, mas, em outras localidades, essa fruta também é conhecida por tangerina, mexerica, poncã, mandarina, mimosa, laranja e cravo. É uma fruta muito apreciada, e seu principal atrativo é a facilidade do descascamento e o seu aroma típico.

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.

Se em São Paulo ele é chamado de pão francês, no Rio Grande do Sul, é chamado de cacetinho. ... Em Goiás, pocan ou mexerica.

NOMES VARIADOS
Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina. A mexerica atende por vários nomes: bergamota no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.

Seja qual nome receber país afora, as tangerinas (São Paulo), mexericas (Minas Gerais), bargamotas (Rio Grande do Sul), mimosas (Paraná) ou tanjos (Piauí e Maranhão) não são a mesma fruta.

Muito usada no Halloween, muita gente não sabe, mas também conhecida como "Jerimum", principalmente no Nordeste, a abóbora é uma fruta assim como tomate!

Já no nordeste, é "laranja-cravo" ou "mimosa". Salsicha - No Paraná, salsicha é "Vina". O nome deriva de "wiener" (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a "vina") que é um tipo de salsicha. Mandioca - No Rio de Janeiro, mandioca é mais conhecida como "aipim", enquanto no nordeste é "macaxeira".

São tantas expressões diferentes que alguns objetos, por exemplo, têm um nome diferente em cada lugar: em São Paulo, é lombada; em Londrina, é quebra-molas. Salsicha no Paraná, por exemplo, é popularmente chamada de vina.

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

Atlas Linguístico do Brasil
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.

A terminologia Mexerica é muito utilizada nos estados da região Sudeste do Brasil, enquanto Bergamota é utilizada nos estados de Santa Catarina e, principalmente, no Rio Grande do Sul.

Vem de 'laranja de Tânger' (cidade ao norte do Marrocos). Mas há denominações como mandarina, palavra de origem espanhola, e bergamota, da expressão turca beg armudi que quer dizer “pera do príncipe”.

No Rio Grande do Sul, o termo mais utilizado é “bergamota” ou “vergamota”. No Paraná, principalmente em Curitiba e no litoral, utiliza-se “mimosa”.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sobretudo nos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, é conhecida como mexerica. Já entre os consumidores do Piauí e Maranhão, a tangerina ganhou o apelido de tanja.