Que livros ler para ficar inteligente?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

8 livros que vão te deixar mais inteligente

  • “Uma Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking;
  • “O Silmarillion”, de J.R.R Tolkien;
  • “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu;
  • “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell;
  • “O Príncipe”, de Maquiavel;
  • “1984”, de George Orwell;

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos.

Que tal aproveitar essas obras para entender melhor o funcionamento da mente humana?

  • Inteligência Emocional, de Daniel Goleman. ...
  • Os Sete Pecados da Memória, de Daniel L. ...
  • Incógnito: As Vidas Secretas do Cérebro, de David Eagleman. ...
  • Seus Pontos Fracos, de Wayne Dyer. ...
  • A mais Pura Verdade sobre a Desonestidade, de Dan Ariely.

4 livros para aumentar o seu QI

  1. Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking. ...
  2. Gödel, Escher, Bach, de Douglas Hofstadter. ...
  3. Uma breve história de quase tudo, de Bill Bryson. ...
  4. Bilhões e bilhões, de Carl Sagan.

à Bíblia Sagrada

Qual é o livro mais vendido do mundo? O título de livro mais vendido do mundo pertence à Bíblia Sagrada. Estima-se que já tenham sido vendidas mais de 5 bilhões de cópias dessa obra, que reúne textos sagrados do cristianismo e é considerada um marco na história da humanidade.

Ler com frequência possibilita a absorção dos mais diversos assuntos, e esta é uma maneira muito eficaz de se adquirir conhecimento. A leitura aumenta o vocabulário e a contextualização de diversos assuntos. Seja com leitura de revistas, jornais ou livros, desenvolva o hábito da leitura em seu dia a dia.

1. Cem Anos De Solidão. Gabriel García Márquez está presente em todas as listas de melhores livros de todos os tempos, uma vez que seu estilo é único. O autor, inclusive, ganhou o prêmio Nobel De Literatura em 1982.

160

Sua pontuação é superior a de personalidades como Stephen Hawking e Albert Einstein, ambos com um QI estimado de 160.

No Brasil, por exemplo, o QI médio é de 87, em Portugal 95, Argentina 96, Itália 102, Alemanha 102, Espanha 99, França 98, Estados Unidos 98, China 100, Reino Unido 100, Angola 68, Moçambique 64, Japão 105 e os campeões são Hong Kong e Coréia do Sul 106.

Os jovens de 20 a 24 anos de idade têm, em média, 98 pontos, mas essa pontuação sobre para 101 entre os 35 e 44 anos, antes de diminuir novamente para 100 até os 54 anos de idade. Pessoas com mais de 75 anos possuem cerca de 88 pontos.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Isso, poque o hábito desenvolve a percepção, a memória e o raciocínio. Quando lemos um livro, estimulamos o nosso cérebro. A atenção visual, a imaginação e as emoções que uma leitura nos traz são aspectos que promovem um exercício mental positivo que enriquece a nossa mente.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Codex Leicester

O “Codex Leicester” é uma revista dos escritos científicos de Leonardo Da Vinci, tornando-o um dos livros mais raros, mais antigos e mais caros do mundo a partir de 2022 – 2023. Da Vinci escreveu o “Codex Leicester” à mão entre 1504 e 1508, e Thomas Coke, o Conde de Leicester, comprou este livro raro em 1719.

Como treinar o cérebro: 6 dicas para exercitar o pensamento

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

6 livros para exercitar o seu cérebro

  1. JOGOS DE LÓGICA PARA UM CÉREBRO MAIS JOVEM. GARETH MOORE. Gareth Moore, autor bestseller de mais de 100 livros de puzzles e outros exercícios para o cérebro, é presença obrigatória nesta lista. ...
  2. EXERCITE O SEU CÉREBRO. VASCO CATARINO SOARES. ...
  3. ESCAPE BOOK. IVAN TAPIA.

A Psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano. Trata-se da ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa. O psicólogo é o profissional responsável por se aprofundar nessa ciência.

Resposta: “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, “O Cérebro Emocional” de Joseph LeDoux e “A Arte da Empatia” de Karla McLaren são alguns dos livros mais indicados para quem quer entender melhor as emoções.

a Bíblia Sagrada

O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos.

Por que ler é importante para o desenvolvimento pessoal? R: Ler é importante para o desenvolvimento pessoal porque estimula a criatividade, aumenta a compreensão de assuntos complexos, expande o vocabulário e ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Um dos grandes clássicos sobre desenvolvimento pessoal e negócios, o livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen Covey é uma leitura quase obrigatória para profissionais que queiram ser produtivos e gerar bons resultados.