Que lições aprendemos com a história do patinho feio?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Devemos antes aceitar aquilo que é diferente e enxergar beleza no que cada ser tem de especial. O patinho feio também nos ensina a não tentarmos ser aquilo que não somos, antes devemos ter orgulho daquilo que nos diferencia do grupo.

Pode estar relacionado inclusive com a ideia de aceitar aquilo que em si mesmo é tido como estranho, difícil, feio ou inesperado.

O patinho feio apresenta inicialmente o estigma de um animal bobo, sem importância e de baixa autoestima, entrando em conflito existencial, pois não sabia da sua origem, passa por uma metamorfose e descobre que é um cisne, encontrando assim sua verdadeira identidade.

Como o patinho feio conseguiu resolver seu problema? Todos os que davam parabéns à pata - o peru, as galinhas, o porquinho - diziam que ela havia tido uma ninhada linda, exceto pelo patinho feio. "Ele é grande e sem graça", "Tem um ar abobalhado", acusavam aqueles que não sabiam lidar o pássaro diferente da ninhada.

Utilizou-se a literatura “o patinho feio” de Hans Christian Andersen para desenvolver a interação das crianças no mundo literário imaginário ao mundo real, ensinando a refletir os acontecimentos da realidade que surge no meio escolar, como o “bullying”.

A lição que a história deixa, então, é que a beleza e a valorização dependem de cada um. Já O Patinho Bonito é uma releitura do conto de Andersen feita por Marcelo Coelho, que narra basicamente a mesma história, mas com uma reviravolta: nela, o filhotinho sempre soube que era diferente e mais belo do que os outros.

2) Qual é o assunto do texto? O assunto do é sobre um patinho que acreditava ser feio até se descobrir um belo cisne. 3) A história se passa em um ambiente propício para a vida de animais como o Patinho Feio.

Principais. Feio: Um patinho de bom coração que frequentemente é maltratado por sua aparência. Mora junto de seus pais e seus irmãos malvados numa fazenda situada num bosque cheio de animais. É bastante aventureiro e está sempre acompanhado pelo seu amigo Nico em suas aventuras pelo bosque.

Ao se aproximar do lago, observou seu reflexo, viu que havia crescido, não era mais cinza e sim branco com um belo pescoço e muito elegante. Os outros cisnes ao ver o patinho perguntaram: --- quem é o belo jovem? E o patinho percebeu que nunca fora um pato e sim um cisne e viveu muito feliz ao lado dos outros cisnes.

Pato é um adjetivo usado para dizer que uma pessoa é boba, ingênua ou sem coragem. Aquela que é sempre enganada.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

Nem parecia um patinho. Para ter certeza de que o recém-nascido era um patinho, e não outra ave, a mãe-pata foi com ele até o rio e o obrigou a mergulhar junto com os outros. Quando viu que ele nadava com naturalidade e satisfação, suspirou aliviada.

Com o passar do tempo e depois de muitos riscos, fugas e muito desalento, ele cresce e transforma-se em um lindo cisne. Um dia encontra um bando de cisnes que o acolhem, sente então que encontrou seu lugar no mundo e vive feliz.

O Patinho Feio nasce em um ninho de patos com uma aparência diferente de seus irmãos. Por causa disso, ele enfrenta rejeição e zombaria tanto dos membros de sua família quanto de outros animais na fazenda. Mesmo assim, o patinho demonstra força e perseverança diante das adversidades.

CONTEÚDO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA ÓCULO-MANUAL E ÓCULO-PEDAL. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.