Que lição podemos tirar da fábula do porco-espinho?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e a valorizar suas qualidades.

A mensagem principal é que a diferença, independentemente dela, pode ser sempre aliviada enquanto existir amor. “O que seria do Natal sem Amor?” é a mensagem deste anúncio. A animação de minuto e meio mostra um porco-espinho a tentar adaptar-se a outros animais e a não conseguir.

A parábola do porco-espinho é uma metáfora usada pelo filósofo Arthur Schopenhauer para se referir às dificuldades de convívio entre os seres humanos. Os porcos-espinho buscavam se proteger do inverno rigoroso, no calor da companhia de outros. Mas, com a proximidade dos corpos, os espinhos causavam-lhes feridas.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

As fábulas são histórias curtas que transmitem uma moral ou lição de vida. Muitas fábulas são atribuídas a Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C. Uma das fábulas mais famosas é “A Lebre e a Tartaruga”, que ensina sobre a importância da persistência e do trabalho duro.

Precisamos Aprender a Conviver!
A convivência nem sempre é fácil, mas os benefícios são muito superiores às dificuldades. Aprender com as Vicissitudes da vida, eis o Grande Segredo!

Objetivos: fortalecer os músculos das mãos e desenvolver habilidades motoras finas, como movimento de pinça, extremamente importante. Essa é uma capacidade física em que se verifica o uso de pequenos músculos.

O livro fala que Pedro acha vários amigos ao longo de sua jornada. Ele é um menino que vira porco espinho, como forma de expressar seus sentimentos. Em um dia ele deixa de virar porco espinho para sempre. Livrobinfantil super fofo, que pode ajudar a gente trabalhar sentimentos, principalmente como lidar com raiva.

Converse com a criança quando oferecer a atividade, orientando-a de maneira lúdica, lembrando-a do porco espinho da história e sugerindo que confeccionem um também. Assim a atividade se torna mais divertida facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de seu(ua) filho(a).

Arthur Schopenhauer

O dilema do porco-espinho é uma metáfora criada pelo filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) para ilustrar o problema da convivência humana. Schopenhauer expôs esse conceito em forma de parábola na sua obra Parerga und Paralipomena, publicada em 1851, onde reuniu várias de suas polêmicas anotações filosóficas.

OS PORCOS-ESPINHOS, PERCEBENDO A SITUAÇÃO, RESOLVERAM SE JUNTAR EM GRUPOS, ASSIM SE AGASALHAVAM E SE PROTEGIAM MUTUAMENTE. MAS OS ESPINHOS DE CADA UM FERIAM OS COMPANHEIROS MAIS PRÓXIMOS, JUSTAMENTE OS QUE OFERECIAM MAIS CALOR. POR ISSO DECIDIRM SE AFASTAR UNS DOS OUTROS E VOLTARAM A MORRER CONGELADOS.

Sem despedir-se, meio atordoado, meio assustado com a sua sensação de estar caminhando de cabeça para baixo, saiu de fininho e ninguém nunca mais o viu. Moral da História: Procure sempre simplificar as coisas. Em geral, as respostas para os problemas são mais simples do que parecem.

"Essa história que revela de maneira simples como o preconceito pode evitar que as pessoas enxerguem a verdade, mostra às crianças, de maneira simples, como o preconceito nasce como um sentimento desprovido de sentido e razão.

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto. A moral da história faz parte do texto , se ela é um parágrafo depende da estrutura...

Toda fábula possui uma moral, que pode ser implícita ou explícita no texto. No caso de ser explícita, a moral aparece ao final do texto, depois da história já ter sido contada.

O objetivo disso é demonstrar as consequências de determinada atitude baseada em virtudes, qualidade e defeitos de caráter.

As temáticas são variadas e ligadas às características que os animais representam, por exemplo: o leão, a força; a coruja, a sabedoria; a raposa, a astúcia. Lembre-se do título! A cigarra e a formiga é uma das fábulas mais famosas e trata do tema da responsabilidade.