Que lição a parábola do filho pródigo nos ensina?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em certa altura da vida, o filho mais novo do homem pede ao pai a sua parte na herança e parte para terras distantes gastando tudo o que tem em pecados e perdições, sem pensar no dia de amanhã.

Significado de Filho pródigo
substantivo masculino Aquele que retorna à casa dos pais ou à vida familiar após um longo período, tendo levado uma vida desregrada, extravagante, repleta de esbanjamentos e desperdícios.

Esta atitude revela o coração de Deus: “Ele é o pai misericordioso que em Jesus nos ama sem limites, espera sempre a nossa conversão cada vez que erramos; aguarda o nosso retorno quando nos afastamos Dele, quando pensamos que podemos viver sem Ele”.

CONCLUSÃO: Como seres humanos que somos, podemos achar que o erro é sempre do outro. A culpa sempre é do nosso irmão, dos nossos pais, de Deus… de qualquer um, menos nossa!

adjetivo Que esbanja suas propriedades, gastando mais do que possui ou necessita; esbanjador, gastador, perdulário. Que produz em grande quantidade; em que há abundância: terra pródiga. Que distribui algo com generosidade: o voleibol brasileiro sempre foi pródigo em títulos mundiais.

Sermão: 'Os 7 Erros do Filho Pródigo' PDF

  • ERRO: – O DINHEIRO É A FONTE DA FELICIDADE.
  • ERRO: – DESONRA AO SEU PAI.
  • 3º: – ERRO DE PRIORIDADE.
  • ERRO: DESPERDÍCIO.
  • ERRO: – FALTA DE PREVISÃO.
  • ERRO: – FALTA DE PREPARO.
  • ERRO: – CONFIAR NAS PESSOAS ERRADAS.

O pai não reconhece seu filho como um escravo e nesta parábola dá ao filho a melhor roupa, uma túnica de tecidos leves e confortáveis. Este gesto mostra que o Pai não recebe o filho de volta apenas como seu jornaleiro, muito menos meu escravo, ele diz a todos que enxergam o filho que êle continua sendo seu filho.

O Propósito de Cristo no Uso de Parábolas
Deve-se notar que a introdução de parábolas ocorreu quando a oposição a Jesus se tornou violenta, e quando escribas, fariseus e rabis estavam alerta, vigiando atentamente Seus movimentos e Suas obras, prontos para, por uma palavra, acusá-lo de ofensor.

As palavras dos profetas e apóstolos e o amor de sua família fizeram com que ela retornasse e começasse a caminhar de volta para casa. Depois de 15 anos, a filha e irmã que estava perdida foi encontrada.

As características do filho pródigo
Ele quer ter o poder de decidir o que fazer com sua vida, da forma que lhe agradar, da maneira que lhe convier. Quer decidir com quem sair, onde ir, a que horas voltar e, se volta pra casa. É o tipo “eu sou dono do meu nariz e faço o que quero com minha vida”.

2 “Pródigo é, portanto, o indivíduo que gasta desmedidamente, dissipando seus bens, sua fortuna”3.

Que dá, distribui, faz ou emprega com profusão e sem dificuldade; GENEROSO: Ele é pródigo em elogios: A natureza foi pródiga com essa moça.

O pródigo é aquele que dilapida de forma imoderada seus bens e dinheiro colocando em risco ou a efetiva perda de seu patrimônio. Diante deste ato compulsivo, os pródigos podem ser interditados judicialmente tendo alterada sua capacidade civil para relativamente capaz mediante sentença judicial transitada em julgado.

A diferença da ovelha perdida, da dracma e do filho pródigo, é que a ovelha e a dracma se perderam, o filho pródigo não. Vá atrás da ovelha, procure a dracma perdida, mas aguarde a volta do filho pródigo.

O pai, movido por misericórdia, se regozija com a volta do filho que se encontrava perdido e o acolhe com cálida e nobre recepção. Na descrição do evangelista, o filho mais velho estava no campo no momento do encontro do pai com seu irmão que retornou.

Elas são parecidas com as fábulas e podem ensinar algumas virtudes aos pequenos. Se usadas de uma forma lúdica, se tornam uma ferramenta eficaz nessa missão, e suas lições de moral podem ser experimentadas pela família toda no dia a dia.

A parábola é um tipo de comparação, pois se utiliza de imagens da realidade para expressar uma outra realidade mais profunda. Quando Jesus usa esse recurso, é porque quer explicar algo, ele quer ir além daquilo que as imagens por Ele apresentadas evocam.

2- O propósito das Parábolas
De acordo com Jesus, sua finalidade era: esconder a verdade das pessoas satisfeitas consigo mesmas (as incrédulas) e revelar a verdade às pessoas que tinham fome e sede de justiça (os que creem), conforme podemos ler em Marcos 4.10-12.