Que levam a fertilidade ao sertão?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

sertão.

A palavra fertilidade se refere, em seu sentido mais amplo, principalmente à capacidade de criar o novo. No contexto da saúde humana, a fertilidade pode ser “traduzida”, nesse sentido, pela possibilidade de engravidar, enquanto casal, e ter filhos saudáveis com segurança.

A Importância Da Fertilidade Do Solo
Um solo fértil é imprescindível para as atividades agrícolas. Além dos aspectos nutricionais, também é importante na fertilidade, os aspectos biológicos e físicos para o crescimento das plantas, porque esses influenciam a disponibilidade nutricional.

Além de limpar áreas sujas e tomadas pelo mato, o Água no Sertão também garante um trabalho de reforço em barramentos.

Águas brancas
Os rios de água branca, como o Solimões, são os que nascem em lugares muito montanhosos. “Tem que ter relevo na cabeceira. O Juruá e o Purus, por exemplo, têm cabeceira nos Andes”, explica Fosberg. A coloração barrenta da água vêm da terra que esses rios arrancam das montanhas quando descem.

Isso ocorre em razão da grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas oriundas da drenagem dos solos arenosos adjacentes ao rio que possuem como vegetação a campina, a campinarana ou as caatingas amazônicas.

Quando falamos em fertilidade do solo, estamos nos referindo à capacidade que ele tem de fornecer às plantas todos os nutrientes necessários para seu crescimento e geração de frutos, dependendo de cada espécie de vegetal.

O uso corrente da palavra “sertão” no Brasil é observado em quase todas as regiões do país, com exceção na Amazônia. Palavras-chave: Sertão; Interioridade; Região Semiárida; Paisagem Árida; Áreas despovoadas.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Alimentação, vida saudável e prática de atividades físicas, aumentam as chances de gravidez. Portanto, podemos listar alguns alimentos principais: Ovos: alimento completo. Possui vitamina A, que contribui na produção de hormônios femininos.

Calagem. O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

Fatores essenciais para a fertilidade do solo

  • Nutrientes nas quantidades corretas. A nutrição é um fator básico para a fertilidade do solo. ...
  • Aeração ou oxigenação. ...
  • Nível adequado de pH. ...
  • Absorção e retenção de água. ...
  • Capacidade de troca catiônica (CTC) ...
  • Matéria orgânica.

Umas vez que 70% dos poços da região semiárida do Brasil tem águas salobras ou salinas, a água subterrânea é em grande parte das vezes a única fonte de água doce, diante disso, o Governo Federal criou o Programa Água Doce (PAD) que “visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o ...

Seca, fome e miséria: um problema social
Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino.

A cisterna de placa foi criada para captar e armazenar água da chuva. Aqui, elas são construídas por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Fórum Articulação do Semi-Árido, que paga o material e a mão de obra.

O pH médio obtido foi de 7,5, numa temperatura de 28oC, em consonância com o estudo feito pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para o local e horário da medição2.