Que letra vem antes do ar?

Perguntado por: nmagalhaes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4 / 5 15 votos

De acordo com o alfabeto oficial brasileiro, a letras que é antecessora da letra "R" é "Q". Já a letra posterior a esta é a letra "S".

O alfabeto passa a ter 26 letras, dispostas da seguinte forma: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z, como comumente víamos.

nenhuma,o alfabeto vai de A a Z.

A letra 'G' foi introduzida no período do latim antigo como uma variante do 'C'. O responsável por isso foi o liberto Espúrio Carvílio Máximo Ruga, o primeiro romano a abrir uma escola particular, por volta de 230 AC.

A letra Q (quê) é a décima sétima letra do alfabeto latino básico. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

D (dê, plural "dês" ou "dd") é a quarta letra do alfabeto latino básico.

Vogais: a, e, i, o, u, y, w. Consoantes: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z. Dependendo da forma como é pronunciado na palavra, o w pode ser uma vogal ou uma consoante. Saiba mais em: As letras K, W e Y são consoantes ou vogais?

O alfabeto português é formado por 26 letras. As formas maiúsculas são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

A, ou a, é a primeira letra do alfabeto latino básico, sendo também, com algumas variações de forma, a primeira letra e primeira vogal dos alfabetos de escrita fonética, com exceção do alfabeto etíope. Em africâner, a letra é pronunciada como "aa".

Relativamente à pronúncia abreviada de World Wide Web em português, parece-me mais fácil (e rápido!) articular «dâbliu, dâbliu, dâbliu» do que «duplo-vê, duplo-vê, duplo-vê».

A letra Z (zê) é a vigésima sexta e última letra do alfabeto latino. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

Confira a lista de cores iniciadas com a letra F:

  • Ferrugem.
  • Fuligem.
  • Fúchsia.

Confira a lista de cores iniciadas com a letra J: Jade. Jambo.

As cores com a letra E são:

  • Esmeralda.
  • Escarlate.

Gian Giorgio Trissino, humanista, filósofo, poeta e linguista do Renascimento italiano, foi o primeiro a distringuir o I do J, no ano de 1525. Aí, então, o J foi finalmente incluso no alfabeto – praticamente na mesma época da letra V.

Quanto à vogal u a seguir à consoante q, é esta a explicação: A consoante q só tem realização com a vogal u (qu). É assim que nos chega do latim. Em português, é usada para traduzir o som surdo de c que esta consoante não pode representar antes de e ou i.

Fruta com Q

  • quivi;
  • kiwi.