Que letra ensinar primeiro?

Perguntado por: aportela9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

A letra cursiva é introduzida após o domínio do alfabeto e da letra de bastão - letrinha de fôrma – trabalhada com as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental e exige uma maior agilidade e outras habilidades motoras da criança.

Algumas escolas possuem a perspectiva de ensinar a letra cursiva ( ) desde a Educação Infantil. Outras, optam pela letra minúscula de imprensa (abc). Outras instituições, ainda, escolhem a letra maiúscula de forma (ABC). Seja qual for a letra escolhida, sempre “dá treta”.

Use a letra impressa, sempre começando pelas vogais, ajude a criança a fazer a letra com massinha e tatear sobre ela. Emita o som correspondente. Na sequência, pode exibir um desenho que comece com o som (fonema) exercitado e trabalhe nele. O conjunto de ações vai auxiliar o trabalho multisensorial infantil.

Após apresentar as vogais, está na hora de mostrar o alfabeto. Existem músicas infantis que podem ajudar a criançada a compreender as letras, mas é importante que você mostre como é a grafia de cada um. Um modo bacana de facilitar o processo é escrever o nome da criança e pedir que ela identifique cada letra.

Não é regra, mas começar pelas vogais facilita o processo de alfabetização. Vale ressaltar que a aprendizagem não começa na idade escolar, mas desde seus primeiros anos de vida, tendo em vista que as funções cerebrais estão se formando e estruturando.

Antes de ensinar as sílabas, é preciso que a criança conheça e aprenda o alfabeto, pois é a partir dele que a junção das palavras e fonemas começa a tomar forma e sentido. Comece, então, pelas vogais: a – e – i – o – u, que são a base do alfabeto, pois na nossa língua, não existem sílabas sem vogais.

e 2º ano

  1. Concretize o som das palavras.
  2. Leia as frases, fazendo pausas a cada palavra.
  3. Ensine através de metáforas.
  4. Utilize o texto como ponto de partida para todas as atividades.
  5. Incentive a leitura.
  6. Faça diferentes atividades, sempre tomando os textos como base.

É no 1º ano que as crianças vão aprender a ler e a escrever, a compreender o que leem e o que ouvem, a falar e a ouvir o outro, a conhecer o mundo e a participar das práticas sociais e culturais.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Saiba como iniciar a criança no mundo letrado:
Questione a criança sobre o som das palavras. Use a musicalidade para letrar a criança. Dê o exemplo e seja um adulto interessado pela leitura e escrita. Incentive a criança a escrever suas próprias histórias.

79) afirma que “No Brasil não existe legislação que obrigue o uso da letra cursiva nem seu ensino ou aprendizagem”.

6 e 7 anos de idade

Com que idade a criança pode aprender a letra cursiva? A princípio, estudos revelam que a fase em que os pequenos aprendem a letra cursiva gira em torno dos 6 e 7 anos de idade.