Que lado fica o capelo?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

O capelo é de uso obrigatório, mas só deve ser posto na cabeça, assim que o formando receber o grau. O cordão deve estar sempre ao lado esquerdo acima do ombro.

Toda a colação de grau tem a presença do diretor ou reitor da universidade e das demais autoridades escolhidas pela turma que irá se formar – como o patrono, paraninfo, homenageados, juramentista e orador.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

O primeiro a falar na colação de grau é o orador escolhido pela turma. Assim, ele cumprimenta os membros da mesa de honra e começa o discurso. Depois, é a vez do paraninfo, que deve agir igual ao orador. Ou seja, cumprimenta a mesa de honra para então começar o discurso.

Entrega dos diplomas
Os formandos são chamados para receber a outorga de grau e o diploma simbólico. Normalmente a entrega ocorre em ordem alfabética, mas isso não é regra. A instituição pode definir alguma outra maneira.

Armação de ornamento que encima peças de mobiliário como tronos, altares, liteiras ou camas.

capelo

Pra começar, o chapéu de formatura se chama capelo. Tradicionalmente, os alunos vestem capelos pretos, enquanto o bacharel utiliza um branco.

Roupa preta podendo ser: vestido tubinho, saia, blusa, sapato ou sandália de preferência na cor preta. (caso queira, poderá usar meia calça da cor da sua pele). Cabelo feminino sugestão: usar cabelo preso, sem volume no alto por causa do barrete (chapeuzinho), mas é opcional, pode ser usado solto também.

Os vestidos longos são clássicos em formaturas, especialmente porque entregam elegância, e o pretinho básico não tem erro! Já quem prefere modelos mais ousados para se sentir ainda mais confiante, versões curtinhas ou com decotes podem ser o que você está procurando.

“Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final.

O que faz o juramentista? Esse é o estudante que faz o juramento no momento seguinte. Para selecionar o aluno que irá desempenhar essa missão, é interessante ter a ajuda da comissão de formatura. Então, o escolhido deve falar de forma séria e com muito compromisso.

No momento de proferir o juramento os formandos devem ficar de pé e com a mão direita levantada na vertical ao lado do rosto ou na horizontal com os braços esticados.

Não leve presentes para a festa
É normal querer presentear o formando por ser um momento muito importante. Porém, o presente deve ser entregue na casa do formando, e não na festa. Além de ser uma gafe, alguém terá que carregar o presente durante toda a festa.

A formatura é uma das datas mais especiais na vida de uma pessoa. Assim, é preciso saber o presente de formatura ideal que você pode dar. Existem diversas opções, dependendo da pessoa que vai receber. Você pode dar algo pessoal, pagar alguma coisa, dar algum presente referente à profissão que ela vai seguir e etc.

O ideal para as mães é focar na elegância e requinte, preferindo destacar a nobreza dos tecidos, do corte e dos acessórios. Um visual mais maduro e imperativo irá te diferenciar da sua filha e das convidadas, destacando o seu lugar de mãe nessa ocasião.

Cada formando receberá cinco convites – sem contar com o dele – sendo dois VIPs, os quais dão direito a lugares mais próximos ao palco que ficam reservados até o início da cerimônia.

Quantos convidados eu posso levar? Colação Oficial: depende do número de formandos, mas, normalmente, dois ou três. Quando ela ocorre online, o número de convidados é ilimitado. Colação de Gabinete: nenhum, não há uma cerimônia.

Geralmente, as pessoas recebem o anel de formatura no próprio momento da colação de grau ou alguns dias antes. Alguns profissionais optam por usar o anel de maneira contínua, enquanto outros o reservam apenas para ocasiões especiais.

O paraninfo seria como um padrinho (ou madrinha) dos formandos, um padrão de referência dentro do curso e da profissão e com reconhecida competência. Ele serve como um conselheiro para a turma e será a pessoa que fará a entrega do diploma aos seus afilhados.

Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos.

A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende.