Que lado fica a artéria no pescoço?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.

As carótidas são artérias que levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para o cérebro. Cada indivíduo tem duas artérias carótidas, que se localizam uma de cada lado na região anterior do pescoço. Além delas, outras duas importantes artérias na parte posterior do pescoço também irrigam o cérebro: as vertebrais.

A dor do infarto também tende a irradiar para outras áreas, como costas, pescoço, mandíbula e ombro esquerdo. A sensação de aperto no peito também tente a levar à falta de ar, o que resulta em um mal-estar que afeta o estômago da vítima de infarto.

A principal causa é dor muscular mesmo, que pode ser tensional. A principal doença que atinge a carótida é a aterosclerose, que provoca placas dentro dela, dificultando a passagem de sangue. Processo interno no vaso e indolor.

Sintomas da Doença das Carótidas

  1. Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa conhecida.
  2. Perda repentina da visão de um dos olhos.
  3. Perda da força e sensibilidade em um dos lados do corpo.
  4. Dificuldade de falar ou de compreensão.
  5. Tontura ou perda do equilíbrio.

Veia jugular
No corpo humano são encontradas dois pares, sendo uma interna e outra externa, em cada lateral do pescoço.

Pode estar relacionado à congestão da veia jugular ou a um aumento da artéria carótida, e ambos os problemas devem ser avaliados pelo cardiologista. Recomendo uma avaliação cardiológica para distinguir a doença em questão.

A estenose da carótida é uma doença que ocorre quando as artérias carótidas, principais responsáveis pelo fluxo de sangue no cérebro, se tornam estreitas ou ficam obstruídas. Esta é a terceira maior causa de acidentes vasculares cerebrais (AVC), levando a mais de 50 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Carótidas: estas devem ser palpadas delicadamente, na borda anterior do músculo esternocleidomastóideo com o indicador e dedo médio. Os dois lados devem ser comparados. Deve-se atentar para a delicadeza, pois uma placada de ateroma presente pode se instabilizar e formar trombos se comprimida grosseiramente.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço que irradia para o ombro esquerdo;
  • Dor no pescoço que irradia para o ombro direito;
  • Dor no pescoço que irradia para o braço;
  • Sensação de choque;
  • Braço ou dedos das mãos com formigamento;
  • Perda de força nos membros.

Você também deve procurar ajuda imediata se tiver glândulas do pescoço doloridas ou inchadas; dor que não responde a analgésicos de venda livre; dor, dormência, formigamento ou fraqueza em uma ou ambas as mãos ou braços; ou uma mudança nos hábitos da bexiga ou do intestino.

Procurar avaliação para investigação de acometimento de coluna cervical. Ortopedista ou Neurocirurgião conforme o colega sugeriu anteriormente. É importante investigar o caso. Procure um especialista para avaliação com consulta agendada ou, em caso de piora repentina do quadro, procure um pronto socorro.

Quando o pulso cardíaco está acelerado, acima do normal, pode ser chamado de pulso latejante e é sentido nas artérias do pescoço. O pulso latejante pode ser um indicativo de palpitações, ou seja, batimento cardíaco anormal.

Dor na veia do pescoço.
Os problemas vasculares nos vasos do pescoço que podem ser origem de dor são a carotidínea, situação onde ocorre inflamação da parede arterial e a dissecção arterial. Por esse motivo, procure um médico caso sinta esses sintomas.

Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.

A maior parte das pessoas com placas nas artérias carótidas não tem sintomas, porém, se as carótidas estiverem gravemente estreitadas, pequenos pedacinhos das placas podem se desprender e ir parar no cérebro causando perda de visão súbita e momentânea (amaurose fugaz), acidente vascular cerebral (AVC), derrame ou mesmo ...

As principais artérias da cabeça e pescoço são as duas artérias carótidas comuns. Elas ascendem no pescoço e cada uma se divide em dois ramos: artéria carótida externa e artéria carótida interna.

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

Dor na veia do pescoço.
Os problemas vasculares nos vasos do pescoço que podem ser origem de dor são a carotidínea, situação onde ocorre inflamação da parede arterial e a dissecção arterial. Por esse motivo, procure um médico caso sinta esses sintomas.

Em grande parte dos casos, a dor no pescoço pode estar associada à tensão muscular que pode ser provocada por má postura, estresse, trabalhar por muitas horas em uma só posição ou dormir de maneira desconfortável.