Que lado dói o ciático?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Inflamação
Quando a dor do nervo ciático vem de uma inflamação, há presença de dor e dormência de membros, iniciando-se na lombar até os pés. Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

NERVO CIÁTICO INFLAMADO REMÉDIOS NATURAIS

  1. Alongamentos e massagens.
  2. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.
  3. Realizar compressas geladas e quentes.
  4. Não ficar muito tempo em uma única posição.
  5. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Na maioria das vezes é um pinçamento leve e melhora em seis semanas) e síndrome do piriforme, músculo que fica no bumbum (quando se contrai, pode pinçar o nervo, causando a inflamação e dor). A dor no ciático dura cerca de seis semanas.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Sessões de fisioterapia para reduzir a dor e a inflamação, além de alongar e fortalecer os músculos; Inativação de pontos-gatilho de miofascial, com alongamentos, infiltrações ou ondas de choque; Cirurgia (apenas nos casos mais graves que não melhoram com o tratamento conservador).

Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

A obesidade e o sedentarismo podem piorar o quadro", afirma o Dr. Mário Ferretti Filho, ortopedista e gerente médico do Programa de Ortopedia e Traumatologia do Einstein.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Deite-se de lado
A dor do nervo ciático pode ser intensa e você pode notar dormência em um lado do corpo, da cintura para baixo. Para conseguir dormir, deite-se de lado. Se você se sentir desconfortável, aproxime a parte superior da perna do peito, apoiando-a com travesseiros até encontrar o ponto ideal.

O tratamento natural para dor no nervo ciático envolve ações simples, como aplicar compressas de gelo no local de dor e diminuir a carga de exercícios físicos, mas que não costumam resolver o problema, apenas amenizar o quadro.

Onde fica o nervo ciático? O nervo ciático é formado na pelve (bacia), oriundo da união de raízes nervosas lombossacras (L4 a S3). O nervo deixa a pelve através da incisura isquiática maior e atravessa o quadril abaixo do músculo pirifome. Após isso, segue em direção ao membro inferior (perna e pé).

A injeção anestésica epidural (na coluna) foi descrita em 1930 para tratamento de dor ciática (dor na perna por compressão do nervo ciático). Injeção epidural de corticóide (IEC) foi realizada pela primeira vez nos anos 1950 e tornou-se uma opção terapêutica durante os anos 1960.

Cautela na prática de atividades como carregar ou erguer peso, pois podem agredir os discos da coluna, que são as cartilagens que ficam entre as vértebras. A redução de atividades de musculação com cargas intensas no eixo da coluna. Atenção no abuso de movimentos repetitivos, como flexão ou rotações.

Massageol Pomada 30g é indicado para o tratamento exclusivamente tópico dos sintomas do reumatismo, nevralgias, dor intensa envolvendo nervos, torcicolos, contusões e dores musculares.