Que lado dói a endometriose?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Além da cólica na parte inferior do abdômen, as pacientes podem se queixar de dores na parte inferior das costas, pélvis, reto ou vagina.

Os principais sintomas relacionados com a endometriose intestinal são:

  1. Cólica menstrual forte;
  2. Dor na relação sexual;
  3. Dor para urinar durante o período menstrual;
  4. Distensão abdominal;
  5. Fadiga crônica.

Endometriose profunda
Além disso, os sintomas tendem a ser mais intensos no período menstrual.

Embora algumas pacientes não apresentam sintomas, exceto em certos momentos de seus ciclos (menstruação e ovulação), outras são debilitados pela dor todos os dias do mês.

Uma das suas principais características são as dores, que podem ser de intensidade leve a incapacitantes. Elas podem se agravar com o passar do tempo e surgem como dores pélvicas crônicas, dores durante a menstruação ou a relação sexual.

A endometriose pode ser confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (PID) ou miomas.

A dieta deve ser baseada em alimentos com propriedades anti-inflamatórias, incluindo frutas, legumes, verduras, sementes, proteínas vegetais e gorduras boas. Por outro lado, é preciso evitar produtos ultraprocessados e reduzir o consumo de café e carne vermelha.

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Um dos reflexos da endometriose no corpo da mulher é a distensão abdominal. A barriga de endo é um exemplo do vasto leque de sintomas que as portadoras de endometriose experimentam e um dos muitos mal entendidos sinais comuns acerca dessa doença.

dor na relação sexual (dispareunia) dificuldade em engravidar (infertilidade) distensão abdominal. aumento de gases (flatulência)

Problemas intestinais: A endometriose pode afetar o trato intestinal, causando dor abdominal, diarreia, constipação e outros problemas. Se não for tratada, esses problemas podem se tornar graves e afetar a saúde geral. Câncer de ovário: A endometriose pode aumentar o risco de desenvolver câncer de ovário.

Estudos epidemiológicos afirmam que há uma relação entre a endometriose e o desenvolvimento de câncer, principalmente no que tange ao câncer de ovário. Diz-se que uma possível transformação maligna das células acometidas pela endometriose pode levar ao surgimento de um câncer.

Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais ainda se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.

As dores também podem aparecer ao defecar e durante as relações sexuais. O aparelho gastrointestinal também sofre as consequências da endometriose. Constipação, incapacidade de esvaziar o intestino, náusea ou quantidades excessivas de gases são os sintomas relacionados à essa doença.