Que lado da perna da trombose?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço. É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria.

Geralmente essas dores ocorrem nas panturrilhas, ou batata da perna, coxas, tornozelos, pés região do joelho ou em qualquer outra parte das pernas. É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas.

Características principais da dor das varizes: Piora no decorrer do dia. Piora ao ficar muito tempo em pé ou sentado. Melhora quando elevamos a perna.

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

A trombose venosa profunda é mais comumente tratada com o uso de anticoagulantes, que podem ser injetados ou tomados como comprimidos. Eles não quebram os coágulos existentes, mas podem impedir que eles fiquem maiores e reduzir o risco de desenvolver outros, já que diminuem a capacidade de coagulação do sangue.

Quando devo me preocupar com essas dores
Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas: Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar.

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Proibido o tabagismo:
Substâncias contidas no cigarro deixam o sangue mais coagulável e também causam microlesões nos vasos sanguíneos. Por isso, é proibido para todos que já tiveram trombose, independente da causa.

pés e tornozelos inchados; sensação de formigamento ou dormência; cor azulada nas regiões com má circulação; queda dos pelos das pernas.

Quais os sintomas de má circulação nas pernas? Os principais sintomas de má circulação são: dor, dormência, formigamento, frio e cansaço nas pernas. Além desses, é possível se deparar também com a cor pálida ou azul do membro, inchaço do local e o aparecimento de veias saltadas.

Quando passamos muito tempo parados, os músculos não contraem adequadamente, e as veias vão ficando distendidas em razão da maior quantidade de sangue dentro delas. Essa distensão é a causa dos sintomas - dor, peso, cansaço, queimação, ardência e inchaço.

A compressão excessiva nesses casos pode, inclusive, piorar a circulação arterial. Em casos que a pessoa tenha trombose e necessite ficar deitada, avalia-se o uso de meia elástica, com compressão menor (18-20mmHg), semelhante às usadas em prevenção de trombose após cirurgia.

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.