Que invento a escola?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O conceito de escola existe desde os tempos antigos, mas foi apenas no século XVIII que surgiram as primeiras escolas organizadas. A invenção da escola moderna é atribuída a Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço e criador de um sistema de ensino focado na aprendizagem prática e no ensino centrado no aluno.

Um povo dócil, doutrinado e obediente e que pudesse se preparar para as guerras que ocorriam frequentemente entre a nações neste período. Este modelo de escola foi, aos poucos, exportado para o mundo inteiro. No século 19, a escola aparece como a resposta ideal a necessidade dos trabalhadores.

O surgimento das instituições de ensino se deram na Idade Média, principalmente nos Mosteiros, quase da forma como as conhecemos quando frequentamos a escola alguns anos atrás, uma pessoa ensinando as outras. Depois disso, aos poucos, foram surgindo as escolas, as universidades e os centros de ensino.

Foi no século 12 ( ali por volta de 1100) que surgiram na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. No Brasil, a primeira escola foi fundada em 1549, em Salvador, por um grupo de padres jesuítas portugueses.

Shishi High School. Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C.. No fim do século 17, a escola foi destruída durante uma rebelião, mas foi construída novamente, no mesmo lugar.

A escola de 100 anos atrás era, na maior parte das vezes, precária, com professores mal qualificados e em quantidade insuficiente. Ao mesmo tempo, priorizava e incentivava algumas virtudes, como o senso de hierarquia, a capacidade de concentração, a disciplina e o autocontrole.

jesuítas

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional.

Anísio Teixeira

No entanto, desde a década de 1930, o educador, jurista e escritor brasileiro Anísio Teixeira já lutava por esses ideais. Ele é considerado o criador do sistema público de educação no país.

1549

Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica. A primeira escola prrimária brasileira foi fundada em Salvador,em 1549, pelo padre Manuel Da Nobrega. É o primeiro mestre-escola do Brasil foi o jesuíta Rijo Rodrigues.

Colégio Gentil Bittencourt

ParáO Colégio Gentil Bittencourt é uma instituição privada, coordenada pelas religiosas de Sant'Ana. Atualmente, é a escola mais antiga do Brasil em pleno funcionamento, com 219 anos.

O papel da escola é propiciar ao aluno a aquisição de conhecimentos científicos e criar situações que facilitem a aprendizagem e o domínio dos conteúdos culturais, além de auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades necessárias à vida em sociedade.

A palavra escola vem do grego “scholé” e significa lugar do ócio.

O Dia da Escola surge com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse espaço, que atua na potencialização do aprendizado cognitivo e intelectual e ocupa o lugar das construções humanas e sociais ao longo de toda trajetória escolar.

Harvard Graduate School of Education
A escola publica uma revista bimestral que traz pesquisas inovadoras em educação, discutidas também em fóruns online, e indica os livros lançados pela editora Harvard Education Press.

Roberto Nevilis

O dever de casa existe há séculos, mas apenas no final do século XIX que começou a ser amplamente utilizado nas escolas. Seu inventor chamava-se Roberto Nevilis, um professor de Veneza, na Itália, que teve a ideia de passar tarefas para casa em 1905.

Como era a escola a partir dos anos 30 no Brasil:
Meninos e meninas frequentavam escolas diferentes, pois as turmas não eram mistas e a educação feminina era entendida como desnecessária e por isso poucas meninas estudavam. A primeira coisa que faziam em sala de aula era cantar o hino nacional.

Colégio jesuítas da Vila Piratininga
Um colégio jesuíta na Vila Piratininga, foi fundado em 25 de janeiro de 1554, pelo padre Manoel da Nóbrega.