Que impactos ambientais a construção da usina causou?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los.

Desse modo, evidencia-se impactos ambientais como a realização de queimadas e desmatamentos, a contaminação dos recursos naturais, a diminuição das reservas de água, entre outros, que modificam negativamente a paisagem.

A construção da usina Belo Monte levou oportunidades de emprego a Altamira, cidade que abriga o canteiro da obra, mas as consequências negativas também foram sentidas pela população, com o aumento da violência em destaque.

Embora sejam reconhecidas como fontes renováveis de energia, são res- ponsáveis pela inundação de áreas de floresta nativa; pelo desvio e alteração do curso de rios; pela perda de hábitats, dentre outros impactos no ecossistema e na biodiversidade (SOITO; FREITAS, 2011; FONSECA, 2013; FEARNSIDE, 2015).

Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mas a decomposição da matéria orgânica que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano.

A hidreletricidade possui suas vantagens e desvantagens. Trata-se de uma energia limpa, barata e gerada de uma fonte renovável. Em contrapartida, a construção de usinas hidrelétricas traz impactos ambientais e sociais de grande magnitude, além de ser um processo custoso.

A usina binacional permitiu a produção de energia significativa para o Paraguai e principalmente para o Brasil, que teve a região sudeste como uma das mais beneficiadas.

A obra pode destruir igarapés que cortam cidades importantes do interior do Pará, como Altamira e Ambé. Áreas de agricultura de pequeno porte serão inundadas. Muitos produtores já perderam seu chão. Também pode comprometer o transporte fluvial em algumas áreas e isolar totalmente centenas de comunidades ribeirinhas.

São impactos ambientais e sociais que podem ser ocasionados em decorrência da construção de uma usina hidrelétrica: A retirada das populações ribeirinhas nativas de suas regiões de origem; A interrupção dos fluxos e vias naturais de drenagem hídrica, o que ocorre por conta da intervenção nos rios.

Os principais são a erosão e contaminação do solo, além da chuva ácida, quando óxidos de nitrogênio e de enxofre são lançados na atmosfera e reagem com a água das chuvas, tornando-a ácida e prejudicando o solo.

rompimento da Barragem do Fundão

Considerada a maior tragédia ambiental do Brasil até o momento, esse evento aconteceu em 2015 na cidade mineira de Mariana. O rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro, resultou na morte de 19 pessoas e na contaminação do rio, do solo, do mar e a destruição da flora.

A usina desviou grande parte da vazão hídrica do rio Xingu para o reservatório, causou a mortalidade de toneladas de peixes, inundou grandes áreas de floresta nativa, causando impactos desastrosos à fauna e flora da região, contribuiu para o desmatamento de terras indígenas protegidas, causou mudanças drásticas nos ...

Impactos Sociais das usinas hidrelétricas
Além disso, elas perdem o acesso a recursos naturais, como água, solo, pesca e biodiversidade, que garantem sua segurança alimentar e sua renda. Outro impacto social é a alteração da dinâmica socioeconômica das cidades e comunidades próximas às usinas hidrelétricas.

A polêmica gerada em torno da construção da usina reside nos impactos ambientais por ela causados, bem como o fato de as barragens e as construções afetarem diretamente a morada de grupos indígenas e populações ribeirinhas.