Que idade opera adenoide?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

A cirurgia de adenoide pode ser feita a partir dos 6 anos, mas nos casos mais graves, como apneia do sono, em que há parada da respiração durante o sono, o médico pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.

O principal tratamento para hipertrofia acentuada da adenoide é a cirurgia, chamada adenoidectomia.

A adenoide (aumento da tonsila faríngea) e a rinite alérgica são doenças comuns e de ocorrência frequente em crianças. Ambas podem existir simultaneamente e podem causar sintomas clínicos semelhantes. As tonsilas faríngeas são estruturas de tecido linfoide localizados na nasofaringe.

A adenoidite de repetição (constantes inflamações nas glândulas), aliás, tende a acarretar problemas como rinite e otite. Febre, tosse seca e secreção amarelada pelo nariz são alguns dos sintomas dessa inflamação.

Em algumas crianças a adenoide podem estar muito aumentadas de tamanho ou infectadas de maneira crônica, perdendo assim sua função imunológica e gerando problemas de saúde. A hipertrofia tardia das adenoides geralmente estão associadas às infecções das amígdalas também, o que piora o quadro.

O tamanho da adenóide foi classificado conforme a avaliação feita por Wormald & Prescott8 em três graus, segundo o comprometimento da coana. Grau I - quando compromete até 1/3 da coana. Tem como limite inferior o rebordo superior do tórus tubário e é o padrão considerado normal encontrado em crianças sãs7,8,12.

A causa mais conhecida da adenoidite é a inflamação através de infecções virais. No entanto, pode ser resultado de infecções bacterianas. Geralmente, essa infecção acomete as crianças e está relacionada a quadros de rinite alérgica, sinusite e otite, devido a localização da adenoide, entre a garganta e o nariz.

Cirurgias de remoção de amígdalas e adenoide e o risco de problemas futuros. Uma análise dos efeitos a longo prazo da remoção das amígdalas e adenoides na infância mostrou que essas cirurgias estão associadas a um aumento de doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas no decorrer da vida.

É comum ouvir que em crianças pequenas a adenoide “volta” e que, com frequência, a cirurgia tem de ser refeita alguns anos depois da primeira. De fato, estudos já mostraram recidiva de sintomas obstrutivos em até 8% dos pacientes após as cirurgias de adenoite.

A cirurgia de remoção das adenoides
A cirurgia é realizada com anestesia geral e as adenoides removidas pela boca. Apesar de simples, com duração média de 30 minutos e alta normalmente dada no mesmo dia, a recuperação vai levar uma média de 02 semanas onde é necessário repouso e reclusão.

Quando cresce muito, a adenóide pode inclusive, impedir totalmente a passagem de ar pelo nariz, o que ocorre principalmente à noite, porque o palato (céu da boca) cai sobre ela quando a criança se deita. O sono então torna-se agitado.

A prevenção da hipertrofia de adenoides acontece através da amamentação, sem introdução de chupetas e mamadeiras e bons hábitos alimentares - cuidados que fortalecem o sistema imunológico e promovem o desenvolvimento integral da criança.

Qual o valor aproximado para remoção da adenoide? Custo dos honorários médicos para remoção de Adenoide é de 5.000,00 reais.

A adenoide faz a criança perder peso? Prezados pais, indiretamente, sim.

Para elas, é melhor dormir de barriga para cima. A apnéia obstrutiva é comum na infância, principalmente entre crianças de quatro a seis anos. O problema geralmente ocorre quando há aumento das amígdalas ou das adenóides.

Nesta idade o mais indicado é a mometasona (ou nasonex) mesmo.

A radiografia da nasofaringe (ou radiografia do cavum) ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenóide.

Alimentação: Somente líquidos, ao natural ou gelado (leite, chá, sorvete, caldos, sucos de frutas, etc.). Pode ocorrer dor moderada a acentuada, na região da garganta, atrás do nariz e ouvidos.

Prezado, é possível a adenoide crescer após uma remoção. Isto ocorre principalmente em pacientes alérgicos. Por isto é muito importante após a remoção da adenoide continuar o tratamento da alergia e manter um acompanhamento médico, para evitar que isto ocorra. Converse com seu médico.

No Brasil, foram feitas pelo SUS, em 2018, cerca de 37 mil cirurgias de retirada de amígdalas (com ou sem retirada das adenoides, popularmente chamadas de “carne esponjosa”). Ao contrário de antigamente, hoje o procedimento só é indicado em casos específicos, após recomendação médica.

A cirurgia de adenóide – Adenoidectomia
Dessa forma, a cirurgia é feita para melhorar a respiração do paciente e promover melhor qualidade de vida – considerando a péssima qualidade de sono, alimentação e respiração.