Que idade nasce pelo no Suvaco?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Tanto os homens quanto as mulheres possuem pelos nas axilas. Eles começam a surgir com o aparecimento da puberdade, a qual costuma acontecer por volta dos 9 aos 12 anos de idade.

Os pelos da região servem predominantemente para proteger do atrito (de coisas cotidianas, como caminhar, por exemplo, além do momento de um ato sexual). As glândulas que você tem nessa área também produzem um suor mais oleoso, como o das axilas, e os pelos ajudam a absorver o suor produzido.

Mais importante ainda, os pelos na axila naturalmente mantém umidade longe da pele, que ajuda a manter a pele seca o suficiente para impedir a colonização por bactérias que produzem odor.

A alopecia é a diminuição ou ausência de pelos no couro cabeludo, na face (como sobrancelhas, cílios e barba) ou no corpo, nas regiões das axilas, braços e pernas. Por existirem diversos tipos da doença, as causas da patologia variam de caso a caso.

Alongamento do pênis (ao redor dos 11½ a 13 anos de idade) Aumento das vesículas seminais e da glândula da próstata. Crescimento de pelos pubianos. Crescimento de pelos na face e nas axilas (aproximadamente dois anos depois que o crescimento de pelos pubianos tem início)

Puberdade precoce é o início da maturação sexual antes dos 8 anos de idade nas meninas ou 9 anos nos meninos.

Normalmente, os primeiros sinais de puberdade, como crescimento das mamas e pelos genitais nas meninas e crescimento do pênis e alteração na voz nos meninos, costumam aparecer a partir dos 8 ou 9 anos de idade.

Bem, o terceiro testículo funcionante, segundo o Dr. Juliano, é raríssimo, há menos de 150 casos documentados. O que vemos por aí, na verdade, é fake news.

Segundo a médica, os pelos na axila têm a função de diminuir o atrito local. “Isso minimiza a tendência a irritações na pele e o escurecimento da região”, contou.

Use gel de depilação
Embora a área de superfície seja pequena e seja necessário apenas algumas passadas da lâmina para depilar, lembre-se de que as axilas são sensíveis. Use gel de depilação para manter a umidade e ajudar a lâmina a deslizar mais facilmente sobre a pele, para proteger melhor contra irritação.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

O fato de remover os pelos interfere muito pouco no desenvolvimento de doenças, desde que você mantenha sempre uma higiene adequada. Por isso, não é uma questão de higiene e sim de estética”, finaliza Luciana.

O estirão de crescimento nos meninos ocorre no meio da adolescência, entre 12 e 16 anos de idade (mais comumente em torno de 13,5 anos) e, geralmente, começa um ano depois de os testículos começarem a aumentar de tamanho. Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo.

Tumores, traumas no sistema nervoso central, hipotireoidismo e diabetes mal controlada, por exemplo, podem levar a um atraso puberal. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos. Os meninos podem receber de quatro a seis meses de testosterona, uma vez a cada mês.

“A puberdade precoce pode trazer vários prejuízos para a criança, por gerar uma exposição hormonal antes do tempo. Além de favorecer o aparecimento de alguns tipos de cânceres, pode trazer vários prejuízos psicológicos, pois aquela criança ainda não está preparada psicologicamente para a menstruação”, diz Débora.

“A puberdade precoce pode levar a transtornos de comportamento, psicológicos e maior risco de abuso sexual. Pode comprometer a estatura adulta, além de aumentar o risco de cânceres, como mama e ovário, devido à exposição precoce ao estrogênio”, informa a endocrinologista pediatra Fernanda André.

A ginecomastia puberal é um aumento do broto mamário que começa a afetar os garotos entre 10 e 12 anos de idade, atingindo força máxima entre 13 e 15 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 30% a 60% dos adolescentes passam por essa mudança.

O saco escrotal cede
A sua pele torna-se naturalmente menos elástica à medida que envelhece. Assim como a pele do rosto e do pescoço se enruga e afunda, o mesmo acontece com a pele que cobre os testículos.