Que idade começa o terror noturno?

Perguntado por: acavalcante3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Terror noturno é um distúrbio do sono cuja ocorrência é mais comum em crianças entre 2 a 5 anos, mas adultos também podem desenvolvê-lo. Ele não deve ser confundido com o pesadelo. Neste, a criança pode se lembrar sobre o que estava sonhando.

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  1. Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  2. Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  3. Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  4. Lembre-se: não é necessário acordar a criança.

O que explica o terror noturno? A hipótese mais aceita é a de que o terror noturno tem a ver com o desenvolvimento do sistema nervoso central. É como se o cérebro ainda não estivesse suficientemente maduro para realizar a transição entre o sono e o despertar.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Um(a) psicólogo(a) pode ajudar a entender as manifestações e repercussões do terror noturno, e realizar indicações para tratamento e acompanhamento profissionais.

Os terrores noturnos ou terrores do sono são parassonias (desordens do sono) caracterizadas por episódios de terror acentuado e pânico, que surgem de modo repentino durante o sono da criança, associados à intensa vocalização e motilidade (gritos e movimentos), acompanhados por altos níveis de descarga autonômica.

O que fazer nos terrores noturnos do bebê? A coisa mais importante a fazer para minimizar os terrores noturnos em crianças pequenas é fazer o seu melhor para acalmar seu filho. No meio de um terror noturno, uma criança ficará inconsolável, e o seu trabalho principal será manter as luzes baixas e falar baixinho.

Um terror noturno acontecer duas vezes na mesma noite é incomum, mas pode acontecer. Normalmente esses eventos não duram mais que um minuto, mas há casos em que duraram por 10 minutos ou mais. Depois de um terror noturno, a pessoa se deita novamente e não se lembra do episódio na manhã seguinte.

Causas do terror noturno
A ansiedade, o transtorno de bipolaridade e a depressão também podem desencadear o terror noturno. Se a criança estiver passando por uma situação estressante, seja na escola ou em casa, ela também pode ter episódios de pânico durante a noite.

A criança na verdade está dormindo e não existem estudos que comprovem as causas do terror. Criança não dormiu o suficiente: isso acontece principalmente nas sonecas. Se seu filho acorda em 20 ou 30 minutos com um choro forte, ele não descansou e está com dificuldade em ligar as fases do sono dentro do ciclo.

Ou seja, quanto mais tempo acordada, mais cortisol em seu organismo, mais choro de irritação (que libera ainda mais cortisol) e mais dificuldade em adormecer. Isto explica o porquê do bebê “lutar contra o sono” e despertar inúmeras vezes na madrugada chorando fortemente.

Se o seu filho acorda muitas vezes durante a noite, a primeira coisa a se fazer é descartar qualquer questão de saúde. Quando os pequenos estão com febre, tosse, nariz entupido ou com alguma alergia podem ter dificuldade para dormir. Depois, a principal dica é investir em uma rotina de sono.

Se, durante o sono, o bebê chorar, acordar assustado ou se agitar muito, é possível que ele esteja tendo um pesadelo. Provavelmente, não estará sonhando com um monstro ou com algo assustador. Pode estar reproduzindo sons e formas do cotidiano, sem que consiga entendê-las exatamente, e isso pode assustá-lo.

“Ele faz parte de uma classe de alterações do sono que chamamos de parassonias e costuma ocorrer a partir dos quatro anos”, explica a neurologista e médica do sono Rosana Cardoso Alves. A especialista esclarece que se trata de um distúrbio do despertar, do mesmo grupo do sonambulismo e do chamado despertar confusional.

91º Salmo do Livro dos Salmos
O Salmo 91 é um dos mais conhecidos para trazer conforto. É por esse motivo que ele é tão indicado para a hora de dormir.

3 – Salmos 127, 1-2
Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama”. Não podemos esquecer qual nosso propósito de trabalho e de vida.

A ansiedade noturna vai dizer respeito a preocupações e medos, sejam eles fundados em algo concreto da vida da pessoa ou algo inconsciente”, diz Baviera.

Muitas pessoas emitem um som estranho ao expirar durante o sono – parecendo gemer ou gemer, sendo caracterizado como Catatrenia.

Do ponto de vista neurológico, é completamente normal esse “leve” acordar, que geralmente ocorre nas transições de fases do sono e pode se dar na mesma hora. Há também fatores mais pontuais, como problemas respiratórios, questões ambientais, excesso de telas antes de dormir e distúrbios emocionais.

O motivo de acordar às 3h da manhã, segundo a espiritualidade, está associado ao psiquismo, um campo de energia invisível que é construído de pensamentos, sensações e sentimentos.

Gritos, birras e choros incessantes passam a fazer parte do seu comportamento. Essa fase é chamada pelos pais e pediatras de “crise dos 2 anos” ou “terrible two” (“terrível dois”, em tradução livre). Ela não é mito e faz parte do desenvolvimento do bebê.