Que hormônio ajuda a dormir?

Perguntado por: alima . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Melatonina

Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite.

Como saber se a melatonina está baixa? A falta de sono é o primeiro sinal que a produção da melatonina está baixa. Portanto, questões relacionadas como despertar noturno e dificuldade em voltar a dormir, podem indicar a necessidade de reposição do hormônio.

Nozes, sementes de linhaça, sementes de abóbora, e sementes de girassol contém os mais altos níveis do sedativo natural.

Melaton Tea

Uma xícara de chá por dia, inúmeros benefícios toda noite
Porém a presença da Melatonina nos níveis ideias como oferecidos no Melaton Tea, possuem também ação antioxidante, melhora da imunidade já que é durante o sono que o corpo se recupera e atuação contra certos graus de depressão.

Cereja

Cereja. A cereja não é apenas decorativa durante as festas de final de ano, ela é também excelente reguladora do sono. Além de ser fonte natural de melatonina, a fruta vermelha também é rica em triptofano, um aminoácido que beneficia o sono e demais vitaminas e minerais.

Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

A dificuldade em conseguir dormir pode ter causas psicológicas além de causas físicas. A ansiedade, o estresse e a falta de equilíbrio interno, de modo geral, podem ser raízes da insônia.

1. Nozes. As nozes têm grandes quantidades de melatonina.

Alguns fármacos e substâncias podem inibir a produção da melatonina. O mais conhecido é o propranolol, um medicamento da classe dos beta-bloqueadores, muito usado para o tratamento da hipertensão e de problemas cardíacos. A cafeína e o álcool também são substâncias que interferem com a secreção da melatonina.

Comer um pedaço à noite é ideal para relaxar e deitar com pensamentos positivos. A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono. Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência.

Para dormir mais rapidamente, pode-se seguir algumas técnicas e exercícios, como:

  1. Controlar a respiração. ...
  2. Relaxar os músculos. ...
  3. Distrair a mente. ...
  4. Ouvir música relaxante. ...
  5. Concentrar-se em algo. ...
  6. Tentar manter os olhos abertos. ...
  7. Adequar o ambiente. ...
  8. Tomar uma bebida quente.

Entre as 9 e 10 horas da noite começa a haver uma elevação cumulativa dos níveis noturnos de melatonina, chegando ao seu ponto máximo entre meia noite e uma hora da manhã. Assim, neste horário é quando a pineal começa a desligar, ou seja, começa a dormir.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

Para dormir bem é preciso ter melatonina que, por sua vez, necessita do triptofano. Você sabe o que é esse elemento? O triptofano é um aminoácido essencial, o que quer dizer que ele não é produzido pelo corpo e deve ser obtido por meio da alimentação. Muitos alimentos contêm essa substância, como a banana e o leite.