Que horas os morcegos dormem?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

20 horas

Os morcegos não passam a noite inteira à procura de comida e normalmente vão para as suas áreas de descanso após uma ou duas horas de busca. Isto resulta em longos dias de sono, tornando-os num dos animais mais sonolentos do planeta – uma média de quase 20 horas por dia (ou 83% da sua vida)!

Os morcegos em geral ficam abrigados durante o dia em locais como: cavernas, ocos de árvore, edificações (juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação), folhagens, superfície de troncos e ocos de árvore, etc).

“Ao dormirem de cabeça para baixo em locais elevados – como tetos de casas, minas ou grutas – os morcegos diminuem a possibilidade de serem predados, em especial na época em que estão mais vulneráveis, como na época de hibernação ou durante a reprodução.”

O olfato dos morcegos também não tolera os odores de alguns óleos essenciais, como os de eucalipto, menta e hortelã. Coloque o produto em um frasco com spray e borrife bem sobre os locais onde os animais ficam.

A naftalina espanta morcego? Sim, deve-se fazer pequenas trouxas de tecidos muito finos, tipo filó, e colocar bolinhas de naftalinas dentro. O ideal é colocar essa trouxinha com naftalina no teto do local onde esses animais permanecem durante o dia. O odor do item vai fazer com que eles fiquem bem longe do local.

O morcego é um animal que sai à caça no período do amanhecer, anoitecer ou da noite. Por viver em total escuridão, ele utiliza a ecolocalização para se orientar, conseguindo localizar obstáculos e também suas presas.

O voo noturno ou crepuscular, portanto, seria um jeito de evitar que o organismo dos bichos entrasse em pane. É que, por terem asas membranosas e escuras, os morcegos absorvem quantidade considerável de luz solar, o que facilitaria seu superaquecimento de dia. É verdade que existem exceções a essa regra.

Lugares altos e de pouca circulação. Como foi citado no início, eles gostam de se alojar em lugares que não têm uma grande circulação de pessoas, sendo comum a sua presença em edifícios muito altos, ou mesmo em espaços deixados entre os telhados.

Esses animais preferem esconderijos escuros e silenciosos e odeiam muita luz e barulho. Experimente deixar uma luz acesa no sótão ou em outra área que acredita ter sido invadida por morcegos.

Charada. Qual é a pior coisa que pode acontecer com um morcego depois que ele dorme? Resposta: Diarreia.

Os morcegos mal conseguem ver a luz vermelha, em comparação com as tradicionais luzes artificiais que costumam atrapalhar sua atividade noturna.

Os predadores dos morcegos são corujas, gaviões, morcegos carnívoros e a ave anu-branco.

Como espantar morcegos usando som
Assim como a técnica das garrafas pet, caixas de som portáteis também podem ser utilizadas para reproduzir sons que torne o ambiente desconfortável aos morcegos.

O ideal é impedir sua presença, forrando bem os telhados, forros e outros locais onde eles possam se alojar. Para limpar suas fezes é preciso molhar o local com solução de 1 litro de água sanitária para cada 1 litro de água, utilizando sempre máscaras e luvas.

Morcego é cego: mito ou verdade? É errado afirmar que os morcegos são cegos — isso não passa de um grande mito. Acredite ou não, eles enxergam muito melhor que os humanos. O fato é que a vida noturna que eles levam não exige muito da capacidade de visão, um sentido pouco usado por eles.

Se você não souber onde o animal está, comece a busca durante o dia, quando o morcego estará dormindo, e será mais fácil encontrá-lo e capturá-lo. Comece a busca em locais que não recebem muita luz, como o sótão ou um quarto que fique sempre fechado.

O ideal é não tentar manusear o bicho, pois ele estará assustado e pode tentar se defender com mordidas. Mas se você estiver confiante o suficiente para tentar ajudá-lo, jogue levemente uma toalha por cima dele (se o morcego estiver no chão), tente fechar as asas delicadamente e solte-o na janela.

Estes animais também representam um desafio às leis da natureza que sugerem uma forte correlação entre o peso corporal e a longevidade. Entre eles, o morcego de Brandt (Myotis brandtii), nativo de regiões temperadas da Europa e da Ásia, tem o recorde da expectativa de vida, com 41 anos.

Alimentação: Herbívora/frugívora, alimentando-se de figo, manga, amêndoas, jamelão e outras frutas.