Que horas escurece no Nordeste?

Perguntado por: ialves2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Você sabia que o intervalo entre o nascer e o pôr do Sol é diferente em vários países? Pois bem, em Paris, na França, o sol se põe, por exemplo, às 22h30 durante o verão, enquanto que no nordeste brasileiro, também no verão, o anoitecer se dá pelas 18h.

Por conta da inclinação do eixo da Terra, vários países também escurecem em horários variados. Então, enquanto em Paris, na França, o Sol se põe por volta das 22h30 durante o verão, no nordeste brasileiro é normal anoitecer após às 18h na mesma estação.

No dia mais longo do ano no Hemisfério Sul, em 21 de dezembro, o Litoral Sul testemunha um pôr do sol mais de duas horas mais tarde do que em Natal (RN), no norte do Brasil.

O Último Nascer do Sol do Brasil: O PN da Serra do Divisor - AltaMontanha.

O principal motivo de os estados das regiões Norte e Nordeste não adotarem o horário de verão é porque a sua implantação é pouco eficaz em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do Equador.

O Brasil está oficialmente inserido em quatro fusos horários. O principal e oficial é o horário de Brasília, três horas atrasado em relação a Greenwich. Existem quatro fusos horários no Brasil, que são GMT -2, GMT -3 (conhecido como horário de Brasília, que é a hora oficial do país), GMT -4 e GMT -5.

O segundo fuso horário encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich, abrangendo a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. Fazem parte desse fuso as regiões Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte e Centro-Oeste.

Depois de muitos anos esquecido, a medida ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney. Desde então, não deixou de ser adotado em nenhum ano.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

Na maior parte do Nordeste faz calor o ano inteiro, mesmo no inverno, e pensando apenas nisso, todo o ano seria ótimo para visitar suas praias e cidades. Alguns sites falam que o grosso das chuvas acontece entre entre abril e vai até junho, mas o estio volta a predominar em julho. E olha, nem sempre só chove.

Lapônia

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.

No fim das contas, segundo os especialistas, na maior parte dos dias durante o ano, João Pessoa pode sim ser considerada a cidade continental onde o sol nasce primeiro, com aval científico, afinal, são em menos dias que outras localidades e regiões passam a ter esta marca.

Se o eixo da Terra fosse vertical, então o sol nasceria sempre primeiro em João Pessoa, porém, a Terra tem uma inclinação de 23,5° (que gera as estações do ano) e tem também o movimento de translação, que modificam a posição de qualquer lugar relativamente aos raios do sol durante o ano.

Nascer do Sol 06:04, Meio-dia astronômico: 12:03, Pôr do Sol: 18:03, Duração do dia: 11:59, Duração da noite: 12:01.

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.

Paraíba

São Paulo, segunda, 6 de janeiro de 1997. A Paraíba é o primeiro lugar das Américas onde o Sol nasce. Nos 230 km de litoral do Estado, o Sol promove uma fusão de cores refletidas nas falésias, corais e matas. O Sol nasce para todos, mas para quem vive na Paraíba ele nasce primeiro.

De fato, o Sol nasce primeiro lá na maior parte dos dias ao longo do ano. Mas ele também pode nascer primeiro no Rio Grande do Norte, Pernambuco e, por incrível que pareça, no estado do Rio de Janeiro (Cabo de São Tomé).