Que horas devo dormir para acordar às 6 horas da manhã?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.

Idealmente, o objetivo deve ser passar por 5 a 6 ciclos de sono completos, por isso, para acordar às 4 da manhã, deve ir para a cama às 19 horas ou às 20h30.

Dormir 7 horas por dia aumenta risco de Alzheimer, mostra estudo.

7-9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Porém, levantar cedo traz benefícios positivos para a saúde, incluindo melhor concentração, melhor qualidade do sono, energia duradoura, produtividade e muito mais. Independente quão cedo você busca acordar, você sempre precisar respeitar seu cronotipo para dormir o mínimo exigido pelo seu corpo.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.

Desta forma, em condições saudáveis para um sono reparador é preciso se recolher para dormir até as 22 horas, porque este é o tempo limite que o corpo precisa para que o cérebro ative a produção noturna de melatonina.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Sua produtividade aumenta. Além de gastar menos energia mental por funcionar no modo ação e não no modo reação, o que já permite realizar mais tarefas, sua produtividade aumenta porque acordar bem cedo permite que você comece seus compromissos com seu nível de disposição lá em cima.

Algumas delas são comportamentais e outras de saúde. Mas antes de mais nada, pode ficar tranquilo: acordar de madrugada é bastante normal e, geralmente, não chega a ser motivo de preocupação. Isso é tão normal que acontece pelo menos três vezes por semana com quase 35% da população.

Era um momento vago. No século 17, a noite de sono era mais ou menos assim: Das 21 às 23 horas, as pessoas que tinham condições começavam a recostar-se em colchões forrados com palha ou trapos (os colchões dos ricos poderiam ter enchimento de penas), prontas para dormir por duas horas.

Entretanto, essa prática faz mal à coluna. De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna, ficar deitado durante um longo período pode prejudicar a estabilidade da coluna vertebral, o que aumenta o risco de lesões.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento. A boa saúde do sono deve ser estimulada em todas as faixas etárias, especialmente na infância, de forma a prover todas as condições para um crescimento saudável.

Você sabia que acordar algumas vezes durante a noite pode fazer mais do que apenas deixá-lo cansado e mal humorado? O chamado sono interrompido pode aumentar as chances de morrer prematuramente de doença cardíaca ou de qualquer outra causa.

Como saber se você dorme bem ou não

  • Latência do sono inferior a 30 minutos, ou seja, o tempo entre se deitar e dormir é menos que meia hora;
  • No máximo um despertar no meio da noite;
  • Volta dormir em 20 minutos caso acorde de madrugada;
  • Dorme 85% do tempo que está na cama.

Segundo a pesquisa, quem cai nos braços de Morfeu cedo têm mais disposição para amanhecer com o Sol e maiores chances de viver por mais tempo. Essa é a conclusão à qual o grupo chegou após analisar mais de 433 mil pessoas, que foram convidadas a avaliar suas preferências em relação a períodos do dia.

Acordar cedo faz bem
Um estudo da Universidade de Educação de Heidelberg, na Alemanha, confirma: quem cedo madruga tende a ser mais proativo, ou seja, tem mais disposição para se antecipar e propor soluções. E, sim, isso pode se refletir na melhor performance profissional.

Ao escrever horários em português em contextos formais, deve-se usar o sistema de 24 horas: por exemplo, 16h30 ou 16:30, reservando 4h30 e 4:30 para o horário de quatro e meia da madrugada.