Que horas começa o outono 2023?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

18h25

O outono no Hemisfério Sul teve início às 18h25 (horário de Brasília) do dia 20 de março de 2023 e termina às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho.

dia 20 de março

Em 2023, o outono começará no dia 20 de março, marcando a transição do verão para o inverno.

Previsão é que não ocorram mudanças abruptas no clima a curto prazo; chuvas poderão ser mais intensas. Publicado em 20 de março de 2023 às, 09h21. Última atualização em 20 de março de 2023 às, 09h43. O outono, que começa às 18h25 desta segunda-feira, não promete mudanças abruptas no clima a curto prazo.

O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília). Confira AQUI o prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fenômeno El Niño será responsável por mudanças na chuva e temperatura da estação mais fria do ano. O inverno começa nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina em 23 de setembro de 2023, às 3h50, no horário de Brasília.

Temperaturas no outono de 2023 no Sudeste
No norte do estado de São Paulo até o noroeste de Minas Gerais, o ar mais seco, e com maior perda radiativa, auxiliará a temperatura para ficar abaixo da climatologia neste outono de 2023, como deverão ocorrer em Franca, Barretos e São José do Rio Preto.

12 horas

Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.

O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2021 exatamente às 06h38. O outono é uma estação do ano que começa sempre entre os dias 20 e 21 de março, ou seja, quando termina o verão, e termina entre os dias 20 e 21 de junho, quando tem início o inverno.

O Inverno 2023 começou no Brasil às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. Neste ano, a estação terá a influência do fenômeno chamado El Niño, que um dos seus efeitos é deixar a atmosfera mais quente. Sendo assim, o Inverno não deve ser rigoroso.

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar.

O que se sabe: Esse é o primeiro registro de neve no Brasil no inverno de 2023 e o segundo do ano. A primeira vez que o fenômeno ocorreu foi em abril, também em Bom Jardim da Serra.

Segundo Inmet, calorão e chuvas devem marcar a estação mais quente do ano, que começa nesta quarta (21) e vai até março do próximo ano. presença de frentes frias e ar frio serão mais perceptíveis. Estação mais quente do ano, verão encerra daqui dois meses no Brasil.

Os volumes de chuva ficam ligeiramente acima da média em quase toda a região, e um pouco abaixo da média no nordeste de MT. A temperatura fica um pouco acima da média na maior parte do Centro-Oeste, com exceção do leste do MS e extremo sul de MT, que devem terminar abril com temperatura um pouco abaixo do normal.

O inverno de 2023 deve terminar com eventos de calor acima do normal para a estação. Mas especialmente durante a primavera de 2023, eventos de calor extremo poderão ocorrer sobre o Sudeste e no Centro-Oeste, além do Pará e do Tocantins e até mesmo em parte do Sul do Brasil.

Previsão para o inverno 2023 no Brasil
No modelo usado pelo Climatempo, a previsão é de temperaturas acima da média em todo o país. As exceções são para o interior de São Paulo, Minas Gerais e Bahia que devem apresentar variações dentro do que já é normal para a época.