Que horas começa o jejum dos judeus?

Perguntado por: oalbuquerque3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Sua comemoração, em 2021, começa na tarde de 15/9 e vai até a tarde de 16/9. Esse feriado judaico é um dia de jejum extremo e de intensa oração.

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em "estado de jejum" até que se passem oito horas desde a nossa refeição mais recente. É o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

seis dias

seis dias regulares de jejum no ano judaico. Durante esses tempos, os judeus adultos não podem comer nem beber – até mesmo água (há exceções para pessoas com problemas de saúde).

A reza judaica estabelecida acontece em três momentos fixos do dia: de manhã, à tarde e à noite. Os horários estão pré-fixados na legislação rabínica (halacha) desenvolvida em diferentes textos e épocas.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

Na tradição judaica o jejum existe como perdão divino para todos os pecados para todos aqueles que jejuassem durante 12 dias do ano no total, no mínimo de três dias e três noites. Os muçulmanos observam um período de jejum, o ramadão, que corresponde à duração de um mês lunar, o 9.

Devemos Orar Quando Jejuamos
Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo. Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo.

“Também vos dou um mandamento de que continueis em oração e jejum a partir de agora.” Eis o conselho do Senhor. (D&C 88:76) Jejuar sem orar é simplesmente passar fome por 24 horas.

40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto.

O jejum de oito horas permite medir os níveis de certas substâncias sem ocasionar interferências por conta da ingestão de alimentos. A glicose e os lipídeos são alguns dos parâmetros que podem sofrer variações depois de comer.

Em hebraico, o pedido de perdão, o arrependimento, se expressa por selichá ou mechilá. Palavra usada, por exemplo, na reza final de um ritual funerário judaico. Os vivos pedem ao morto selichá, um pedido de desculpas, um pedido de perdão. Expressam, enfim, seu arrependimento.

O jejum tem sido uma prática dos profetas de Deus e dos membros de Sua igreja desde os tempos antigos. Na época do velho testamento, Moisés e Elias jejuavam (verÊxodo 34:28;I Reis 19:8). Para os israelitas, o jejum era frequentemente usado para certas ocasiões ou para pedir ajuda divina.

Esse jejum é recomendado para todo o tipo de pessoas, pois beber água e tomar remédios não quebra o jejum. Jejum Pão e Água: O jejum pão é água consiste em comer apenas pão e beber apenas água durante o dia todo, esse jejum se encerra às 18 horas e não é recomendado para quem possui restrições de saúde.

A prática ainda é observada por muitas Igrejas, incluindo a Católica, a Ortodoxa e a Igreja Anglicana. Essas horas canônicas são as Matinas, Prima (hoje, Laudes), Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas. Terça (9h), Sexta (12h) e Noa (15h) evocam cada uma um acontecimento do Evangelho ou dos Atos dos Apóstolos.

Então nesse sistema a hora terceira correspondia a um horário próximo às nove horas da manhã; a hora sexta significava algo em torno do meio-dia; e a hora nona dizia respeito às três horas da tarde. A hora undécima da parábola de Jesus dos trabalhadores da vinha, correspondia às cinco horas da tarde, aproximadamente.

É formada pelas três horas chamadas “menores”, por terem uma importância menor no contexto da proposta de oração diária e por serem mais simples e breves: Terça ou Tércia, pelas 9h00. Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

Pôr do Sol
A palavra para esse momento é recolhimento, agradecer pelas oportunidades e aproveitar o restante do dia.

O Yom Kipur trouxe o fim dos Dias de Temor, ou Dias de Penitência, que começam com o Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico. Durante esse período de 10 dias, acredita-se que seja possível influenciar os planos de Deus para o próximo ano.