Que horas Cai o saque extraordinário do FGTS?

Perguntado por: econceicao4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O crédito é realizado durante a madrugada, período que a Caixa Econômica Federal dá início ao processamento da folha de pagamento dos benefícios sociais. Os depósitos são finalizados pelo banco por volta das 9 horas da manhã. Assim, o horário em que o dinheiro cai no CAIXA Tem pode ser diferente para cada beneficiário.

Que horas o saque-aniversário cai na conta? A Caixa Econômica Federal, que gerencia o Fundo de Garantia, não possui um horário específico para realizar as transferências do saque-aniversário. Todavia, é possível afirmar que elas ocorrem até as 16h do dia de pagamento.

Normalmente, o que acontece é inconsistência de dados e também dados desatualizados. Outra situação é para quem tem conta conjunta com outra pessoa. Isso porque o saque aniversário do FGTS precisa de uma conta individual, de acordo com a legislação. No entanto, se não conseguir mesmo resolver, deve buscar o banco.

O que significa “O valor já saiu do seu FGTS: aguarde o crédito na sua conta bancária”? Algumas pessoas estão recebendo essa mensagem ao fazer a consulta do FGTS. Isso acontece quando o valor já foi autorizado e no dia seguinte da data informada, o saldo estará na conta corrente indicada.

O saque extraordinário é pago de forma automática no app da Caixa, o Caixa Tem. Porém, se a data prevista para o recebimento passou e o valor do FGTS não caiu, você deve acessar o app do FGTS para consultar se há alguma irregularidade.

O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.

Caso o trabalhador não saque ou não use o dinheiro até 15 de dezembro, ele voltará para a sua conta do FGTS.

Quem não sacou e quiser mudar de ideia, terá mais 90 dias para solicitar o saque dos R$ 1.000 por meio do aplicativo do FGTS. O limite para sacar o dinheiro é 15 de dezembro. Após a solicitação, o crédito será feito na conta digital do Caixa Tem em até 15 dias.

Depois, é só acessar o app Bradesco, ir em “Empréstimos/Consignado” e escolher “Antecipação Saque-aniversário do FGTS”. A contratação é feita de forma totalmente digital. Depois disso, seu dinheiro fica disponível na conta em instantes. A contratação deve ser feita das 7h às 19h em dias úteis.

Para evitar a dor de cabeça, o ideal é acompanhar o saldo pelo aplicativo do FGTS. O app foi lançado pela Caixa Econômica Federal e possibilita, além de acompanhar os valores, solicitar saque, indicar a conta de banco que vai receber o crédito, acompanhar o processo e ver extratos.

Basta checar no app do FGTS para consultar o extrato do Fundo; também é possível obter a informação em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.

Para o trabalhador com conta bancária de qualquer Instituição Financeira cadastrada no APP FGTS o dinheiro entra de forma automática na sua conta bancária em até 5 dias úteis após o débito da conta do FGTS. Basta acompanhar tudo pelo APP FGTS de forma simples, fácil e ágil!

Ao acessar o Aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.

Quando aparece isso é porque o sistema da caixa liberou o pagamento e está disponível para o saque.

Ao contrário do auxílio emergencial de R$ 600, no caso do FGTS o crédito cai automaticamente na conta poupança digital da Caixa, de acordo com o aniversário do trabalhador. Os primeiros depósitos começaram no último dia 29 para os nascidos em janeiro.

Não há previsão de liberação do saque extraordinário em 2023. Saque-aniversário Nessa modalidade, o beneficiário retira uma parte do FGTS no mês de seu aniversário. O trabalhador que optar pelo saque aniversário não terá direito ao saque rescisão, caso seja demitido.

Ao ir na lista de instituições financeiras, o usuário deve selecionar a Caixa e clicar em “Confirme”. O próximo passo é ir no app Caixa Tem, informando o CPF e senha de acesso. Na opção “Empréstimo Saque Aniversário”, o cliente será apresentado a uma simulação de acordo com o saldo do dia.

Quem fez a antecipação do saque-aniversário, mesmo com saldo em conta, não pode realizar o saque extraordinário. Isso porque, quem fez a antecipação, fica com o saldo bloqueado no período em que tiver parcelas para serem descontadas.