Que horas as abelhas voltam para a colmeia?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

No dia ensolarado e quente, de meio dia a 3 horas da tarde, milhares de abelhas jovens saem da colméia e fazem o vôo de reconhecimento e aprendem a situar a disposição da colméia. Os apicultores costumam chamar este momento de"hora da agitação.

As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.

A enxameação normalmente ocorre durante a primavera ou início do verão (abril – junho). Em poucas palavras, a rainha, acompanhada de um número de operárias deixam o apiário em busca de um novo ninho.

As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras. Durante a noite elas estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.

A colheita do mel deve ser em dia com baixa umidade e sem chuva. Caso contrário, o índice de umidade do mel se eleva, o que compromete o padrão qualitativo do mel. Geralmente, a colheita do mel é realizada, em dia de sol, das 9 às 16 horas.

Para baixar a temperatura da colmeia, as abelhas do interior da colônia se distanciam dos favos e se aglomeram do lado de fora da caixa.

Outro ponto de vista é que o comportamento pode estar relacionado ao modo como as abelhas usam a posição do Sol para navegar de volta à colmeia, de modo que, assim que o Sol se põe abaixo do horizonte, elas param de se mover imediatamente.

Em algumas situações elas também se deitam de lado. Nem todas as abelhas dormem nas flores. Algumas delas dormem dentro da colmeia. Elas têm ciclo circadiano como os humanos, e também dormem entre cinco e oito horas por noite.

A maioria das abelhas é ativa durante o dia, em condições ensolaradas. Mas cerca de 1% das espécies desses polinizadores visita flores à noite.

De manhã cedo as abelhas fazem um voo curto para se livrarem das fezes acumuladas durante a noite. Este voo é conhecido como vôo higiênico.” Augusto de Souza Braga.

Quando abelhas produtoras de mel procuram por uma nova casa, escolhem o melhor lugar por meio de um processo democrático, segundo pesquisa de Thomas Seeley, biólogo da Universidade de Cornell, Estados Unidos. As informações são do site ScienceDaily.

As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.

90 dias

Vivem de 80 a 90 dias e dependem única e exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver: são alimentados por elas, e por elas expulsos da colméia nos períodos de falta de alimento – normalmente no outono e no inverno – morrendo de fome ou frio.

12 a 18 dias: Produção de cera; 18 a 21 dias: Proteção da colmeia; 21 a 42 dias (morte): Coleta de néctar, pólen, água e resinas.

A fumaça acalma as abelhas, pois esta inicia uma resposta natural de alimentação em antecipação de possível abandono das colmeia devido ao fogo na redondeza. A fumaça também mascara os feromônios de alarme lançados pelas abelhas de guarda ou quando as abelhas são esmagadas numa inspeção.

Esses insetos podem ser atraídos por flores ou outras plantas aromáticas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Às vezes, outras substâncias doces, como frutas, alimentos, caldo de cana, sucos e refrigerantes, também acabam atraindo a atenção das abelhas.

Ela faz, em média, 40 voos diários, pousando em 40 mil flores. 3. Com a língua, a abelha recolhe o néctar das flores e o guarda numa bolsa localizada no fundo da garganta.

200 abelhas são necessárias para produzir 1 quilo de mel por ano.

Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais. O produtor garante que a prática gera diversificação na cor, no sabor e no cheiro do mel.

Segundo Adelmo, uma colmeia convencional produz em média 30 quilos de mel por ano.

para atrair enxames
Produtos aromáticos e atraentes costu- mam ser aplicados dentro das caixas-isca, pelos agricultores familiares. O mais comum de todos é o aroma da cera de abelhas. Cera laminada nova, sem adulterações, recém- processada e alveolada é o aroma mais fa- vorável de todos.