Que frutas O Pré-diabético deve evitar?

Perguntado por: ipacheco . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Isso porque até algumas frutas precisam ser consumidas com moderação para não provocarem picos de glicose no sangue: jaca, uva passa, figo, caqui e ameixa seca, por exemplo.

Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, arroz selvagem, quinoa, milho e aveia; Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como ricota e cottage; Gorduras saudáveis, como azeite, nozes, amêndoas, pistache e óleo de abacate.

Esta deliciosa fruta tropical é parte de um mito em relação às pessoas com diabetes sobre o que podem ou não comer. Mais uma vez repetiremos: Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana.

O primeiro passo para tratar a pré-diabetes é consultar-se com um médico que, com base no teste de glicemia e exame de sangue, poderá diagnosticar o problema. A principal recomendação médica é mudar os hábitos alimentares, reduzindo o consumo de alimentos com açúcar, gorduras, farinha branca e o consumo de sal.

Alimentos para pré-diabéticos:
Proteínas: peixes, frutos do mar, frango, ovo, tofu, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha; Gorduras boas: azeite de oliva, nozes, amêndoas, semente de abóbora ou de girassol; Frutas: morango, pera, goiaba, melão, laranja e maçã.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Cenoura, bolacha de água e sal e uva passa, a princípio inofensivos, são capazes de elevar o índice de açúcar na corrente sanguínea.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

não pode comer arroz branco. Mas na verdade, pode sim!

Para as pessoas que têm o diabetes, o recomendado são exercícios de baixa e média intensidade¹. Nesse caso, as atividades que podem ser recomendadas são exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, pedalada e natação com uma frequência de cinco a sete vezes por semana, trazendo diversas vantagens para os diabéticos.

FRUTAS QUE SÃO PROIBIDAS PARA QUEM TEM DIABETES E GLICOSE ALTA

  1. 1 MELANCIA. A melancia contém um alto teor de frutose, o que pode elevar os picos de açúcar no sangue, sendo prejudicial a saúde de quem tem diabetes e glicose alta. ...
  2. 2 ABACAXI. ...
  3. 3 MANGA. ...
  4. 4 MAMÃO.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

A maçã também integra a lista das melhores frutas para quem tem diabetes. Além de ser fonte de diversas vitaminas, ela é uma grande fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar a presença de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, ajuda a manter a glicose sob controle.

Medicamentos para o pré-diabetes
Na maioria dos casos, não há necessidade de indicar tratamento medicamentoso para a prevenção do diabetes, pois as mudanças de hábito alimentares e de vida costumam ser suficientes para controlar os níveis de glicose.