Que frutas não pode comer quando está amamentando?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Alimentos que podem causar gases em bebês:
Legumes: como brócolis, repolho, alcachofra, aspargo, couve-flor, couve de bruxelas, cebola e alho; Amidos, sendo eles batatas, milho e massas; Produtos lácteos – principalmente aqueles que têm na composição proteína do leite de vaca; Chocolate.

A mãe deve sempre dar preferência a frutas, com exceção da manga, fruta-do-conde, goiaba e melancia, que devem ser digeridas mais demoradamente. Os vegetais têm liberdade para o consumo, com destaque para o agrião, aipo, rúcula e alface.

Ainda que seja aconselhado acrescentar mais 500 kcal diárias a quem amamenta, é mais importante a qualidade do que a quantidade do que se ingere. Quando se amamenta são recomendados: Vegetais como couve-flor, abóbora, pimentos e feijão. Fruta como laranjas, melão, maçãs, mirtilos, pêssegos e ameixas.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê. Por isso, inclua esses chás na sua dieta pós-parto para auxiliar a evitar as cólicas no bebê, e até mesmo a aliviar o problema.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração; – não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns medicamentos podem interferir na amamentação; – não é recomendado fazer dietas para emagrecimento.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

Prefira, na medida do possível, alimentos frescos e naturais. Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Conheça 5 hábitos que podem aumentar a produção de leite materno:

  • 1- Tome bastante água:
  • 2- Mantenha uma alimentação saudável:
  • 3- Olhe para o bebê durante a amamentação:
  • 4- Equilíbrio emocional:
  • 5- Amamente com frequência:

Os principais alimentos que são ricos em cálcio são os leites, iogurte, sardinha, queijos, aveia, gergelim e brócolis.

Sim, você pode tomar suco de maracujá sem problemas, não causa nenhum malefício ao seu bebê.

Causas da cólica
Portanto, o que causa a cólica em recém-nascido nada mais é que o próprio processo de adaptação da criança à vida fora do útero da mãe. Assim, o corpo aprende a lidar com o volume do alimento e com os gases.

A microbiota do bebê começa a se formar quando ele ainda está no útero da mãe e alterações na sua diversidade e composição podem ser encontradas naqueles que apresentam cólicas, ou exacerbar os sintomas pelo aumento da fermentação da lactose, outros carboidratos e proteínas.

Neste período, a mulher tem necessidade aumentada de proteína e o consumo de 2 a 3 ovos diariamente em formas de preparos diferentes favorecem esse aporte. Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia.