Que fruta se chama romã?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A romã é uma baga redonda formada por uma polpa vermelha comestível e inúmeras sementes, que se abre espontaneamente quando atinge a maturação. A Romã, fruto da romãzeira (Punica granatum), é um dos frutos cujo cultivo e consumo vem desde a Antigüidade.

Nome Científico: Punica granatum L. Nomes Comuns: Romã.

Há duas formas principais de comer romã: Coma os arilos com uma colher, como faria com uma tigela de cereal. Você pode comer as sementes ou cuspi-las. Também pode cortar a romã em pedaços grandes, pegá-los e morder as sementes.

As sementes da romã são recobertas por uma polpa levemente adocicada e podem ser consumidas in natura ou na forma de suco, já a casca do fruto é ideal para se preparar infusão ou chá.

A romã é uma fruta que possui diversos nutrientes e compostos bioativos que exercem efeitos benéficos em nosso organismo. Possui a capacidade em reduzir o estresse oxidativo, o qual é um dos principais marcadores do desenvolvimento de doenças metabólicas, como resistência à insulina e diabetes tipo 2.

De sabor levemente adocicado, pode ser consumida in natura em suco e drinques, para incrementar saladas, ou em pratos doces e salgados. Sua casca, folhas e caule podem ser usados para fazer chás que previnem o envelhecimento precoce e melhoram o sistema imunológico.

A casca da fruta e o caule da romã são muito eficazes para prevenir e melhorar inflamações na garganta, como laringite, faringite e amigdalite. Para se ter os benefícios da romã na garganta, pode fazer o chá com as cascas da fruta e fazer gargarejos 3 vezes ao dia.

A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos.

A romã sempre foi uma fruta comum e presente no cotidiano do Oriente Médio. Possivelmente pelo fato de a mesma possuir todas aquelas sementes comestíveis em seu interior, os gregos passaram a associá-la ao amor, virilidade e fecundidade.

Benefícios da romã para a saúde

  • Auxilia no tratamento do câncer de próstata. ...
  • Diminui os níveis de colesterol. ...
  • Diminui a pressão arterial. ...
  • Melhora a disfunção erétil. ...
  • Reduz as chances de ter Alzheimer.

Bom, a verdade é que não deve haver um dia específico para comer romãs – este fruto é sempre uma delícia e, ainda por cima, traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Mas hoje, Dia de Reis, é que é mesmo obrigatório provar este fruto!

dia 6 de janeiro

No dia 6 de janeiro, pela tradição católica, é comemorado o Dia de Reis, para celebrar a chegada dos Três Reis Magos Gaspar, Belchior e Baltazar ao local onde nasceu Jesus. O dia é marcado pela simpatia do romã, hábito para prosperidade, para garantir dinheiro durante o ano.

O suco de romã pode trazer importantes benefícios para o estômago, aliviando problemas digestivos como a diarreia, além de ajudar no tratamento de cólera. A ingestão regular de suco de romã pode manter um bom fluxo de sangue no corpo. Isso está diretamente relacionado à prevenção de derrames e ataques cardíacos.

A ciência alimentar chegou a conclusão que o consumo regular de romã pode evitar o envelhecimento precoce das células. Isso, se for comprovado em seres humanos, pode aumentar e muito a nossa expectativa de vida. Saiba mais sobre os benefícios dessa fruta exótica!

Para usufruir dos benefícios da romã, pode-se consumir tanto a fruta fresca quanto o seu suco ou os chás feitos de suas sementes ou casca. Fazer o chá a partir da casca da romã, porém, é considerado interessante devido à maior concentração de antioxidantes presentes nesta parte do fruto.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.