Que fruta libera serotonina?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

Esses alimentos são:

  • Origem animal: queijo, frango, peru, ovos e salmão;
  • Frutas: banana, abacate e abacaxi;
  • Vegetais e tubérculos: couve-flor, brócolis, batata, beterraba e ervilhas;
  • Frutas secas: nozes, amendoim, caju e castanha do Brasil;
  • Soja e derivados;
  • Algas: spirulina e algas marinhas;
  • Cacau e canela.

A serotonina é produzida de forma endógena pelo nosso organismo, a partir de um aminoácido essencial chamado triptofano, que é obtido através de alguns alimentos. Outra forma de aumentar a concentração desse hormônio na corrente sanguínea é através da prática de atividades físicas.

Isso acontece porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A serotonina, por sua vez, é responsável por que melhorar o humor. Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal. Deve-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.

Geralmente, a serotonina alta, também conhecida como síndrome serotoninérgica, acontece devido ao uso elevado de medicamentos controlados. Que podem gerais sintomas leves, como náusea e inquietação, nos casos mais graves podem ocorrer crises convulsivas e a pessoa ficar inconsciente.

Para evitar isso, a nossa dica é investir em alimentos ricos em triptofano (aminoácido precursor da serotonina): cacau, banana, aveia, linhaça, arroz integral, castanhas, nozes, amendoins, peixes (como o salmão e o atum), ovos e leguminosas (em especial, o feijão azuki e a lentilha).

Aqui estão oito culpados bem comuns.

  1. 1 – Álcool. Pequenas quantidades de álcool podem fazer bem e até melhorar o humor, diz Ibitoye. ...
  2. 2 – Refrigerante. ...
  3. 3 – Cafeína. ...
  4. 4 – Biscoitos e bolos. ...
  5. 5 – Batata frita. ...
  6. 6 – Alimentos processados. ...
  7. 7 – Bagels. ...
  8. 8 – Frios e embutidos.

Além de ser um queridinho da alimentação saudável, o ovo também faz bonito na hora de promover seu bem-estar. Isso porque é fonte de vitaminas do complexo B e de triptofano, um aminoácido potente que ajuda a combater a ansiedade, o estresse e a depressão, pois atua no cérebro estimulando a produção de serotonina.

O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 gramas da fruta possuem 96 calorias, sendo uma ótima fonte de energia. O abacate também faz parte do grupo de frutas com maior teor de gordura – possui 8,4g para cada 100g do alimento.

Algumas formas de aumentar a liberação de endorfinas na corrente sanguínea são:

  1. Fazer exercício físico. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

Grandes fontes de triptofano são o peixe (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana e leite.