Que fruta evita gases?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases. Probióticos. A manutenção da flora intestinal ajuda no processo de digestão e pode evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas que contribuem para o acúmulo de gases no organismo.

As frutas para preparar um bom suco para eliminar gases são laranja, limão, pera, maçã, abacaxi, mamão, melancia, abacate, ameixa e manga, por exemplo. Usar gengibre, erva-cidreira, hortelã, cereais (como aveia) e sementes (como linhaça) também é recomendável.

Frutas com grande potencial de fermentação também devem ser consumidas em baixa quantidade - a depender do desconforto trazido pelos gases. Algumas delas são: bananas, ameixas, caju, goiaba, morango, melancia. Ingerir alimentos gordurosos ou fritos também podem aumentar a formação dos gases.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

erva-cidreira

Chá de erva-cidreira
Além disso, sua ação antiespasmódica e carminativa alivia cólicas e impede a produção dos gases, reduzindo as contrações intestinais que causam desconforto e dores7. O preparo por infusão da erva seca é o mais recomendado.

Maçã A maçã é uma fruta bastante popular, rica em fibras, vitamina C e antioxidantes. Porém, a frutose e o alto teor de fibras que são fermentados no intestino grosso podem causar gases e inchaço em algumas pessoas.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

A verdade é que não é sempre que as bananas provocam gases, mas elas podem fazer isso sim. Isso porque a fruta contém tanto fibras solúveis quanto frutose e ambos podem causar os gases.

Leite. Quem sofre com gases ao tomar leite ou derivados pode ser intolerante à lactose. A deficiência da enzima que digere o açúcar do leite provoca distensão abdominal e todos os desconfortos decorrentes, como gases e diarreia. 2 Leite sem lactose, nesse caso, é a melhor solução.

Além de cuidar da alimentação, recomenda-se a realização de atividades físicas, hidratar-se bem, e alimenta-se de maneira calma, mastigando bem os alimentos e evitando conversar durante as refeições. Medicamentos à base de dimeticona também podem ajudar a diminuir a eliminação de gases.

Genciana

  1. Ferva a água.
  2. Adicione as folhas de genciana.
  3. Deixe o chá para gases ficar em infusão durante dez minutos.
  4. Coa e beba uma xícara de chá de genciana várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições. Desse forma ele atuará como um ótimo remédio para gases no estilo caseiro e natural.

O café preto não contem FODMAPS, mas a cafeína é um estimulante intestinal, e pode levar a desconforto intestinal. O chá verde, preto e de hortelã tem baixo teor, mas o chá de camomila e refrigerantes podem piorar os sintomas.

“A água com limão pode ajudar a iniciar o processo de digestão pela manhã”, diz a profissional, acrescentando que também auxilia no combater da indigestão, azia e inchaço. Além disso, o limão é conhecido por estimular a produção de sucos biliares e gástricos e, portanto, pode prevenir a formação de gases.

A banana prata e a maçã têm menos fibra solúvel e, por isso, podem prender o intestino. Já a banana nanina auxilia na formação do bolo fecal e do bom funcionamento do trato intestinal, juntamente com outros alimentos considerados laxantes.

Como tal, comer bananas verde (banana com casca verde/amarela sem apresentação de pigmentos castanhos) pode ajudar a reduzir gases e inchaço (13).

Alcachofra, brócolis, couve, abóbora, aipo, repolho verde, couve lombarda, batata doce, tomate. Cevada, cuscuz, feijão, centeio, soja, trigo. Pão de milho sem glúten, pão de milho, pão sem glúten, farinha sem glúten, massa sem glúten, painço (ou milho miúdo), quinoa, arroz, tapioca, tofu.

A alimentação pode estar diretamente ligada à produção de gases. Alguns alimentos, como os ricos em carboidratos, gorduras ou proteínas, têm digestão mais lenta, o que pode contribuir para o aparecimento dos gases.