Que fruta e naturalmente radioativo?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Banana, castanha do pará, cenoura, batata inglesa, carne, feijão e cerveja são alguns exemplos de alimentos que carregam, de forma natural, elementos radioativos.

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

castanha-do-pará

A castanha-do-pará é simplesmente o alimento mais radioativo dessa lista. Elas possuem cerca de 5.600 pCi/kg de potássio-40 e de 1.000 à 7.000 pCi/kg de rádio-226. Embora o rádio não seja retido pelo corpo por muito tempo, as nozes são aproximadamente 1.000 vezes mais radioativas do que outros alimentos.

Comer uma banana por dia ajuda a manter a saúde, a perder peso e a melhorar o funcionamento do intestino.

De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.

Você sabia que a radioatividade está presente em grande parte das suas refeições? Banana, castanha do pará, cenoura, batata inglesa, carne, feijão e cerveja são alguns exemplos de alimentos que carregam, de forma natural, elementos radioativos.

Banana. As bananas também produzem pequenas quantidades de radônio-226 e potássio-40. A razão para sua radioatividade está em seu código genético — tanto que o valor de radiação natural de uma banana é usado como unidade de medida informal, chamada Banana Equivalent Dose (BED).

E é este potássio o principal responsável pela pequena dose de radioatividade que existe em uma banana. Para 100gramas de banana teremos em torno de 358mg de potássio. E desta quantidade, apenas uma fração será de 40K, o potássio radioativo.

Elementos radioativos naturais
Radônio (86Rn); Rádio (88Ra); Actínio (89Ac); Tório (90Th);

Outra indicação é fazer com que o suor do corpo aumente por meio de exercícios físicos e esteiras ou de saunas, para que a radiação seja eliminada pela sudorese. Em muitos casos, apenas estes métodos podem servir para que as pessoas sejam descontaminadas e liberadas.

1 – Castanha-do-pará
Aparentemente inofensivas e totalmente saudáveis, essas castanhas potencialmente lideram o ranking de alimentos radioativos, com índices elevados de potássio-40 e rádio-226.

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo.

Tantas bananas por dia estão bem - A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda que os adultos comam 250 g de fruta por dia. A autoridade de saúde inglesa NHS recomenda 5 porções de 80 g cada, ou seja, um total de 400 g.

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Então esqueça! As frutas passam rapidamente pelo estômago e seguem para o intestino. Quando misturadas com outros alimentos, que levam mais tempo para serem digeridos, causam fermentação devido aos açúcares, o que pode trazer azia e mal estar.

A Radura é um logotipo internacional utilizado para identificar um alimento irradiado. A lei exige que, além dos dizeres referentes aos alimentos, deve constar no painel principal a frase “ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO”.

Principais minerais radioativos

  • Urânio. Este elemento químico é o que está mais presente nas atividades que envolvem a radioatividade. ...
  • Polônio. Por sua vez, o elemento polônio possui número atômico 84 e massa 209. ...
  • Rádio. ...
  • Césio. ...
  • Tório.

As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. Na Terra há minerais que emitem radiações e do espaço exterior nos chegam as radiações provenientes do Sol e das estrelas. Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.

Fontes naturais
Os raios cósmicos são a maior fonte natural de exposição externa à radiação. A maioria desses raios tem origem no mais profundo espaço interestelar; alguns são liberados pelo Sol durante as erupções solares.

A radioatividade natural é a que acontece espontaneamente em elementos da natureza que emitem as partículas alfa e beta, e os raios gama. Por exemplo, o urânio, o polônio, o tório e o rádio.

Apesar do nível baixo de radiação emitida pelo aparelho ser baixo, o acúmulo de exposição à radiação constante pode ser danoso. Desde 2011 a Organização Mundial da Saúde(OMS) adotou uma postura mais cuidadosa sobre esse tema.