Que fruta e cicatrizante?

Perguntado por: lsouza . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

Sucos cicatrizantes
Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água. Modo de Preparo: bata os ingredientes no liquidificar, coe e sirva, podendo adicionar gelo se for de sua preferência.

O abacate, porém, é uma exceção, pois ele contém uma substância que inibe a ação da enzima colagenase. O papel dessa enzima é destruir o colágeno, ajudando a manter essa proteína no nível exato para uma boa cicatrização.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

Couve, escarola, espinafre e brócolis, por exemplo, possuem vitaminas B e E que, respectivamente, contribuem para o aumento do número de fibroblastos (células do tecido conjuntivo, que atua na sustentação e no preenchimento dos tecidos) e na síntese do colágeno.

A goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá e romã também entram no ranking dos alimentos que têm o poder de virar suco anti-inflamatório e agir no organismo, promovendo transformações no metabolismo para proteger nosso corpo contra alguns tipos de lesões.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Use o ovo como fonte de proteína
Os ovos de galinha são fontes de proteína que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.

Os resultados dos ensaios anti-inflamatório e cicatrizante mostraram que o suco de caju verde reduziu eficientemente a inflamação e acelerou a cicatrização de feridas durante a fase intermediária desse processo quando comparado ao suco de caju maduro.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

As frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão, são excelentes anti-inflamatórios por serem ricos em vitaminas B e C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, além de flavonoides e carotenóides, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de ...

A seguir, com exclusividade, a lista dos 40 campeões da pesquisa, selecionados - um a um - pelo poder anti-inflamatório:

  • Frutas. - Uva. - Abacate. - Limão. - Maçã ...
  • Temperos. - Alho. - Gengibre. - Pimenta vermelha. - Alecrim. ...
  • Verduras e legumes. - Brócolis. - Pimentão vermelho. - Cebola. - Tomate. ...
  • Cereais. - Lentilha. - Ervilha. - Feijão.

Pode comer mamão sim. Mamão é rico em vitamina C que ajuda no processo de produção de colágeno e cicatrização de feridas.

O paciente também deve evitar alimentos ácidos como sucos de frutas cítricas, morango, abacaxi, e também condimentos fortes, pois eles podem irritar os tecidos que ainda estão em processo de cicatrização e causarem incômodo.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

Aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha
Ricos em ferro, ajudam a prevenir a anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.

Rico em Vitaminas e Minerais. Um único tomate é capaz de providenciar aproximadamente 40% da vitamina C recomendada para um dia, o que por si só já faz com que comer a fruta no pós-operatório seja quase uma obrigação. A vitamina C é muito importante nesse período, pois ajuda a reduzir o estresse oxidativo do organismo.