Que fruta e até nóia?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A atemoia é o resultado do cruzamento entre a fruta-do-conde (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola mill), ambas pertencentes à mesma família, a das anonáceas.

O peso médio de uma atemoia é cerca de 450 g, e devido ao seu elevado teor de carboidratos, ela deve ser consumida com cautela em casos de diabetes.

Rica em fibras, a atemoia ajuda a manter o correto funcionamento do intestino. Essas fibras oferecem sensação de saciedade, equilibram a absorção dos nutrientes mais importantes e ajudam a diminuir a absorção de açúcar e gorduras, ideal para quem tem diabetes ou colesterol alto.

Realmente elas são muito parecidas, mas possuem texturas, cheiros e aromas distintos. Na verdade são alimentos saborosos e ricos em vitaminas, sobretudo a C e as do complexo B, além de serem excelentes fontes de fibras. O araticum se destaca por ser de um tamanho maior.

Nomes Comuns: FRUTA-DO-CONDE, PINHA, ATA.

Noni é uma fruta amarela esverdeada, cujo nome científico é Morinda Citrifolia, também conhecido como “Cheese Fruit” (fruta de queijo) ou fruta de vômito, devido ao cheiro e ao sabor ruim que ele exala. Sua origem vem do Sudeste Asiático e Ilhas do Pacífico, mas pode ser encontrado também no Brasil.

citrifolia é utilizada há muito tempo na terapêutica pelos polinésios, para o tratamento de diversas doenças, como: diabetes, câncer, hipertensão, desordens menstruais, artrite e, ainda, como antimicrobiano, anti- inflamatório, antioxidante, dentre outros (Rao e Subramanian, 2009; West et al., 2007; Potterat e ...

Noni

  • Propriedades e benefícios de Noni. Os ingredientes ativos contidos no suco Noni auxiliam na digestão fisiológica dos alimentos. ...
  • Como tomar Noni? Para um melhor aproveitamento do produto recomenda-se tomar 1 cápsula de manhã e 1 à noite.
  • Composição de Noni. Suco de Noni Morinda citrifolia.

As semente podem ser trituradas e apreciadas com sorvetes, iogurtes e frutas, como se fosse uma granola. Já com a casca é possível produzir compotas e geleia. E com a polpa, além de consumir a fruta in natura, é possível fazer sucos e até purês.

Em comparação com a fruta do conde, a atemoia possui um sabor doce, com poucas sementes e é maior em seu tamanho.

- A casca serve para preparações como compotas e geleias, enquanto as sementes podem ser usadas de forma triturada e adicionadas a iogurtes e frutas. Por ser uma fruta climatérica bastante perecível, a atemoia pode ser processada no modo de sucos e purês também - informa.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer.

NOME INDIGENA: Guanabana do tupi e quer dizer “Fruta grande da beira dos rios ou Fruta grande de polpa aquosa”. Também é chamada de Araticum Ponhê (Nome este válido para Annona montana var. marcgravii)m e falsa graviola.

Coisas de cerrado - Frutos. De dezembro a abril, frutifica no cerrado uma fruta parecida com uma pinha, bastante apreciada e conhecida no país e no mundo: é o araticum. Esse nome é comumente utilizado para muitas variedades de Annona nos países cuja língua oficial é o português.

atemoia

Atemoia é uma fruta saborosa e seu consumo pode trazer diversos benefícios à saúde do consumidor.

O araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto. Outros frutos que pertencem à família Annonaceae têm forma parecida com o araticum-do-cerrado, como a ata, também conhecida como pinha ou fruta-do-conde.

Você sabia que fruta do conde e atemoia são duas frutas diferentes? Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia.

A pinha, também chamada de fruta-do-conde ou ata (Annona squamosa, L.), é uma das frutas da família Annonaceae e tem origem na América tropical, mais especificamente, na Ilha de Trindade e nas Antilhas.