Que formato de meme existe?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os memes são também considerados imagens animadas em formato GIF, assim como pequenos vídeos com poucos segundos de duração. Além de fotografia, o meme pode ser um desenho ou um trabalho de edição digital fruto da composição de várias imagens.

Um meme é uma imagem transmitida para viralizar na internet, complementada com texto, compartilhando comentários pontuais sobre símbolos culturais, ideias sociais ou eventos atuais. É normalmente uma foto ou vídeo, embora possa ser um bloco de texto.

Memes são imagens estáticas, vídeos e textos que compartilham ideias, críticas ou apenas piadas. Nos vídeos e imagens estáticas, não há necessariamente uma necessidade do acompanhamento textual, ou seja, muitas vezes apenas uma expressão ou foto se torna um meme viral, sem um apoio textual explicativo.

Entre os memes mais famosos está o de Juma Marruá, interpretada pela atriz Alanis Guillen, querendo ir embora de todos os lugares a todo momento. A expressão “Querimbora” virou um áudio usado por vários famosos e pessoas comuns em dublagens publicadas no TikTok e Instagram.

A característica principal do Meme é justamente a possibilidade de ser recriado por qualquer um e a qualquer momento. Contudo, os Memes são qualquer tipo de informação, ideia ou conceito, os quais poderão ser transmitidos de um local para outro de forma rápida.

“O meme é gênero textual caracterizado pela associação de uma imagem e uma frase, que geralmente significam e ressignificam o contexto social. Assim, priorizam a interpretação textual”, ensina Peres.

Grumpy Cat

1- Grumpy Cat
A Grumpy Cat ficou conhecida no mundo da internet ainda em 2012.

O gênero textual Meme constituído, plenamente, pela intertextualidade está presente em diversas redes comunicacionais e contribui com o compartilhamento de informações resultantes de uma produção textual com base em outro(s) texto(s).

O primeiro meme a ser utilizado na internet foi provavelmente criado em 1998, por Joshua Schachter, que na época tinha 24 anos e trabalhava no serviço de weblog chamado Memepool, onde vários usuários podiam postar links interessantes e compartilhar com as outras pessoas.

O gênero textual meme é conceituado, por vezes, como um texto que abarca tanto a linguagem verbal quanto a não verbal, além de ser, como já explicitado, proveniente das redes sociais e da própria internet em si.

Os memes são conteúdos de humor que podem viralizar na internet. Esse recurso de linguagem, que usa diversos tipos de texto, imagens e vídeos, tornou-se um fenômeno de comunicação e está relacionado a diversos aspectos, como o cotidiano, política, economia e vida pessoal.

Etimologicamente, a expressão "gogo" surgiu a partir da frase anglófona "go-go-go", que em inglês significa algo como "animado", "empolgado" ou "entusiasmado".

Os memes são piadas sobre uma situação, condição, pessoa, evento ou outros fatores culturais, ou sociais. Eles tendem a se tornar virais por meio da transmissão online quando são replicados, comunicados e compartilhados nas redes sociais.

No conteúdo divulgado, o meme mais pesquisado na ferramenta de busca foi o "Bora, Bill!". O conteúdo que viralizou nas redes sociais, mostra um narrador de futebol de várzea gritando várias vezes "Bora, Bill!" em uma transmissão de futebol.

Meme copo Stanley
O copo térmico da marca Stanley, que promete manter a cerveja gelada por até 4 horas e meia, virou meme. O produto de cerca de R$ 200,00 se tornou sinônimo de status. E, claro, motivo de piada entre os "cervejeiros raiz" do Twitter.

Brasil

É fato: o Brasil se considera o país dos memes, e não houve ainda quem discordasse. Achamo-nos os melhores do mundo quando se trata de produzir e viralizar pela internet a junção de imagens e frases mesclando humor, ironia e total deboche em cima de situações cotidianas ou de temas mais sérios.

O Meme pode ser uma frase, link, vídeo, site, imagem entre outros, os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de notícia, redes sociais e demais fontes de informação. É comum os Memes se transformarem nos chamados Virais, os quais se beneficiam para divulgar e propagar uma marca e ou serviço.

Além disso, um meme necessita de quatro elementos para ser considerado um meme: contexto, subversão do contexto, efemeridade e democratização.