Que foi San Martin?
Militar argentino, San Martín (1778-1850) serviu o exército espanhol por mais de 20 anos, e em 1812 se insurgiu contra o governo, aderindo ao movimento de independência. Conquistou a independência da Argentina em 1816, e mais tarde a do Chile (1818) e Peru (1821).
O que San Martín queria?
Luta pela independência da América Espanhola
Convencido de que a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata não seria possível enquanto os realistas controlassem o Peru, San Martin elaborou um plano para chegar às terras peruanas por mar, através do Chile.
Qual foi a importância de José de San Martín?
Militar argentino, San Martín (1778-1850) serviu o exército espanhol por mais de 20 anos, e em 1812 se insurgiu contra o governo, aderindo ao movimento de independência. Conquistou a independência da Argentina em 1816, e mais tarde a do Chile (1818) e Peru (1821).
Quais foram os objetivos de San Martín?
San Martín planejava criar Estados independentes na América, cada qual governado com seus interesses. único composto por Estados independentes, porém solidários entre si, e que formassem uma confederação.
Quem libertou o Peru?
Ainda no século XVI, a colônia foi elevada a Vice-Reino do Peru. Em 1821, o argentino José de San Martín declarou a independência do país.
Quem foi O Libertador da independência do Chile?
A independência do Chile ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818, sob liderança do estadista chileno Bernardo O'Higgins, do general criollo José de San Martin e do britânico Lord Thomas Cochrane.
Por que San Martín foi considerado um dos libertadores da América?
Escalando os Libertadores. O argentino José de San Martin (1778-1850), de papel destacado como militar no exército espanhol, liderou o movimento de emancipação da Argentina, conquistando sua independência em 1816. Também fez o mesmo em mais duas nações sul-americanas: Chile (1818) e Peru (1821).
Por que para San Martín a independência do Alto Peru era fundamental?
por causa de um lento processo de desentendimento entre a elite local (chamada elite criolla) e o Império espanhol.
Onde ocorreram as batalhas vencidas por San Martín?
Lutou na campanha espanhola no norte da África, combatendo nas cidades de Melilla e Orã.
Onde fica a San Martín?
Caribe
San Martin é uma ilha do Caribe dividida entre dois países europeus e que tem o turismo como seu principal atrativo. O lado norte é administrado pela França, enquanto a parte sulista é de domínio holandês.
Quais foram os principais nomes dos libertadores da América?
Simón Bolívar e José de San Martín são considerados os principais libertadores da América, mas também fazem parte do grupo José Gervasio Artigas (Uruguai), Bernardo O'Higgins (Chile), Manuel Belgrano (Argentina), Antonio José de Sucre (Venezuela), José Joaquín de Olmedo (Equador) e Dom Pedro I (Brasil).
Onde nasceu San Martín?
Yapeyú, Argentina
Yapeyú é um município da província de Corrientes, Argentina, situado às margens do rio Uruguai e capital do departamento de San Martin. Possui 2124 habitantes.
O que Bolívar defendia?
Basicamente, ele defendia que os sul-americanos deveriam estar à frente de si mesmos, além disso, a implantação de governos baseados na democracia e no reconhecimento dos direitos do homem guiados por uma Constituição.
Qual era o plano de San Martín?
San Martin estudou uma arrojada estratégia de ataque das forças imperialistas, pela qual pretendia levar um exército revolucionário a atravessar os Andes, e usar o Chile como a sua base para atacar o centro do Peru.
Qual foi o sonho de Bolívar?
Responsável pela luta que deu origem à independência de Venezuela, Colômbia, Equador, ao Peru e à Bolívia, Simón Bolívar sonhava com a consolidação de uma Pátria Grande.
Como foi o processo de independência da Argentina?
Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol em 1810. Proclamou sua primeira Constituição em 1853, a qual ainda é vigente, mas com pequenas modificações ocorridas em 1994.
Quais são as diferenças entre Simón Bolívar e San Martin?
Bolívar desejava a criação de uma América Hispânica unida, sob regime republicano, enquanto San Martín propunha a formação de novas monarquias, espelhando o modelo político inglês. Ambos lutaram pela independência política da América, mas defenderam projetos políticos opostos.
Por que o país se chama Peru?
Peru. O nome deste país parece ser anterior à chegada dos espanhóis. Para o Dicionário Oxford o nome vem de Birú ou Perú, que em guarani significa "rio". Para o historiador Raúl Porras Barrenechea, Birú era, na verdade, o nome de um cacique do sul do Panamá e todas estas terras recebiam o nome dele.
O que aconteceu depois da independência do Peru?
Como consequência da independência do Peru, em abril de 1825, a campanha de Sucre no Alto Peru foi concluída e, em novembro do mesmo ano, o México conquistou a capitulação do bastião espanhol de San Juan de Ulúa na América do Norte. Finalmente, em janeiro de 1826 , as fortalezas espanholas de Callao e Chiloé caíram.
Quem foi que colonizou o Chile?
Espanha
O Chile foi colonizado pela Espanha, portanto, é necessário explicar a situação na qual se encontrava a metrópole. Apesar da conquista marítima, a Espanha tinha uma grande dependência da Europa, assim como Portugal.