Que foi a negligência salutar?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A negligência salutar foi uma lei, criada em meados do século XVIII pela Inglaterra, que concedeu relativa liberdade política e econômica para os colonos americanos no período anterior à independência dos Estados Unidos, em 1776.

A independência dos Estados Unidos foi oficialmente declarada pelos colonos em 4 de julho de 1776. Esse movimento organizou-se principalmente por causa das tentativas inglesas de ampliar a exploração sobre a economia das treze colônias.

O estopim para a revolta geral dos colonos aconteceu quando os ingleses decretaram a Lei do Chá, que determinava que o chá nas Treze Colônias somente seria vendido pela Companhia das Índias Orientais.

Resposta. Resposta: 1) A mudança de posicionamento da metrópole inglesa, fez com que houvesse imposição de impostos sobre as colônias.

Lei da Moeda (1764): proibia a emissão de papel-moeda na colônia. Lei da Hospedagem (1764): obrigava os colonos a abrigarem e alimentarem soldados ingleses. Lei do Selo (1765): decretava que todo documento impresso na colônia deveria conter um selo britânico para oficializá-lo.

A França resolveu apoiar as Treze Colônias como uma forma de retaliação à derrota sofrida para os ingleses na Guerra dos Sete Anos.

Os Interesses Ingleses. Para os ingleses a vinda da Corte para a Colônia era muito importante, pois, por meio de acordos diplomáticos, poderiam conseguir inúmeras vantagens para os seus negócios. Esse comércio serviria de compensação para os prejuízos econômicos causados pelo Bloqueio Continental.

A Lei do Selo determinava que todos os jornais, livros e documentos publicados nas colônias deveriam pagar uma taxa, o que implicava mais despesas para os colonos. Foi revogada em 1766.

A insatisfação com o sistema colonial
Com o passar do tempo, a rígida política centralizadora imposta pela administração portuguesa, associada às elevadas taxas de impostos pagos pelos colonos, causou a insatisfação de parcelas da população colonial, levando aos primeiros movimentos de emancipação política do Brasil.

Nas últimas décadas do século XVIII, muitos colonos queriam ser livres e felizes. Eles acreditavam que a liberdade residia no rompimento do pacto colonial e a felicidade, na manutenção da escravidão.

Consequências da independência dos Estados Unidos
O modelo de republicano de Estado serviu de exemplo para outros países, como o Brasil; França e Espanha recuperaram territórios americanos que haviam perdido; Permitiu a divisão interna do território americano, que levaria anos mais tarde à Guerra Civil.

Inicialmente em defesa da 'Metrópole', os “Criollos”, perceberam que era possível criar um 'Governo Autônomo', então, passaram a liderar a luta pela libertação das colônias espanholas. Desejavam: liberdade, igualdade de direitos e participação política.

O Mayflower zarpou da Inglaterra em 6 de setembro de 1620 e seguiu por oitenta dias pelo Oceano Atlântico até aportar na baía do Cabo Cod, que se encontra no atual estado de Massachusetts.

Lei do Chá (1773), concedia o monopólio do comércio do chá à Companhia de Comércio das Índias Orientais. Em represália, os americanos realizaram a Boston Tea Party, na qual os colonos, fantasiados como índios, abordaram os navios e atiraram na água a carga de chá.

O país que hoje se conhece como Estados Unidos da América, na época colonial, era chamado de as Treze Colônias.