Que flores usar em bolo?

Perguntado por: amoreira9 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Amor-perfeito, Áster da China, Capuchinha, Dente-de-leão, Boca-de-leão, Hibisco, Cravina, Rosas, Dália, Angélica, Girassol e Centáurea são flores que podemos usar sem medo.

Assim, as flores artificiais representam uma ótima opção, já que decoram sem que interfiram no sabor do bolo. Além disso, são mais duráveis e resistentes, o que significa que mesmo ao final da sua festa, elas continuarão intactas e com a melhor aparência.

Casamentos personalizados e menos formais combinam perfeitamente com bolos incríveis com flores naturais, que dão um toque fresco e elegante à decoração.

Outra alternativa também é borrifar ou limpar as flores com bolas de algodão umedecidas com álcool 70º para desinfetá-las: esse é um procedimento útil para decoração de bolos de festa, uma vez que evita a contaminação do alimento.

Outro ponto fundamental para quem trabalha com a venda de bolos decorados, é a questão da segurança. Com isso em mente, evite flores tóxicas como algumas variações da astromélia, que soltam toxinas.

Algumas de suas variações possuem raízes suculentas e até a flor chega a ser comestível, mas deve-se estar atento já que algumas espécies podem ser tóxicas.

Muitas espécies de flores são comestíveis, porém, há variedades ou modos de consumir que podem causar intoxicação, por isso o cuidado. Algumas flores de plantas ornamentais ou que conhecemos pelo uso na urbanização ou outros fins, também são comestíveis, como as flores da colônia, o ipê branco e a flor de laranjeira.

8- A maioria das flores de orquídeas não são comestíveis porque possuem alcaloides extremamente amargos para o nosso paladar. Mas existem algumas plantas que são usadas para decorar pratos… e também não podemos esquecer da Vanilla, uma espécie de orquídea que resultou em um dos mais famosos aromatizantes, a baunilha!

Argila é um material natural e maleável quando úmido. Usada para fixar as hastes de Flores Artificiais e Folhagens Artificiais dentro do vaso para confecção de arranjos florais artificiais. A Argila para Arranjo Floral é a base que dá sustentação ao arranjo artificial.

PLÁSTICO / PLÁSTICO E TECIDO
Dentre os tipos de flores artificiais, as de plástico são as que principalmente são associadas de forma pejorativa, em relação à qualidade das mesmas.

As flores artificiais, antes conhecidas como “flores de plástico”, evoluíram tanto que atualmente são reconhecidas por designers e especialistas como “flores permanentes”. Esse novo status se deve ao avanço da tecnologia na fabricação de modelos artificiais em cera, seda, papel, veludo, resina, entre outros materiais.

Existem duas técnicas as quais pode recorrer para tingir flores: uma é por absorção de água, outra é por coloração direta. De seguida, vamos explicar cada método separadamente. É sempre recomendável usar flores bem brancas, assim podem pegar uma boa cor.

Segundo a enciclopédia Britannica, trata-se de qualquer planta que não tenha sido geneticamente manipulada. São elas que dão origem a todas as variedades de flores que costumam ser cultivadas nos jardins.

No caso de uma festa clássica, flores como a capim dos pampas, rosa, peônias, tulipas e copo de leite, são as melhores para você, pois são conhecidas pela elegância e requinte. Já um casamento rústico combina com flores mais alegres e coloridas, como o girassol, lírio, gerbera e helicônia.

Garanta que o buquê recebe diretamente a luz solar e que o espaço é bem ventilado. Com o passar dos dias, verá como as pétalas vão mudando de tom e inclusive vão-se tornando mais pequenas. Contrariamente à prensagem, se decidir secar as suas flores ao ar livre, verá como conservam o seu volume.

Por serem delicadas, tenha algum cuidado ao lavar e preparar as flores. Para não as danificar, mergulhe-as cuidadosamente numa taça com água limpa, ao invés de as colocar debaixo de água corrente da torneira; Pode consumir ou utilizar as flores em fresco, temperadas ou não, cozinhadas e cristalizadas.