Que filósofo descobriu a relação entre a matemática?

Perguntado por: iramos3 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Pitágoras de Samos propôs que os números e a Matemática seriam a origem de todo o Universo. O teórico da relação entre hipotenusa e catetos, exposta no Teorema de Pitágoras, deixou grande aporte para o pensamento filosófico pré-socrático.

Ao longo da história, diferentes pensadores foram responsáveis por revolucionar a Matemática usando a Filosofia, são os chamados “filósofos de exatas”. Platão, Galileu Galilei e René Descartes são alguns dos nomes que propiciaram o diálogo entre humanas e exatas unindo Filosofia e Matemática.

A palavra função apareceu pela primeira vez em um manuscrito de Leibniz em 1673. Ele tomou função para designar de maneira geral a dependência de quantidades geométricas como subtangentes e subnormais. Ele também introduziu os termos constante, variável e parâmetro.

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Pitágoras fundou uma seita baseada numa doutrina rígida de estudos para a purificação da alma. Os pitagóricos acreditavam na reencarnação, e estabeleciam que era necessário viver a vida material para atingir a purificação e o aperfeiçoamento da alma.

O teorema de Pitágoras foi descoberto por um grego chamado Euclides que era fascinado por cálculos Egípcios.

Tales de Mileto foi um importante pensador, filósofo e matemático grego pré-socrático. É considerado, por alguns, o "Pai da Ciência" e da "Filosofia Ocidental".

O fato é que a clássica Lei da Relatividade é uma descoberta mais do incrível feita com muita observação e comprovada pela matemática.

Tales de Mileto foi o primeiro matemático.

Destes problemas ocuparam-se grandes cientistas do século XVII, porém o clímax destes esforços -- a invenção (ou descoberta?) do Cálculo -- coube a Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.

Usando o método de Perigal
Considerando um triângulo retângulo ABC, este método consiste em construir quadrados nos lados do triângulo, e dissecar estes quadrados, para chegar verificar a expressão algébrica do Teorema de Pitágoras. Esta é uma das formas que mais deixa explicito a questão geométrica do Teorema.

É o que conhecemos hoje por Teorema de Pitágoras: No triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. A metafísica de Pitágoras também tinha por base a matemática. Como os números formam todas as coisas, inclusive a alma, esta se libertaria através do intelecto.

O teorema serve, sobretudo, para relacionar os lados de um triângulo retângulo – figura geométrica plana composta por um ângulo reto (90°) e outros dois ângulos agudos (menores que 90°).

Ele defendia que todas as coisas são números e o princípio fundamental de tudo seria a estrutura numérica. Ou seja, o mundo surgiu quando precisou haver uma limitação para o ápeiron e essa limitação eram formas numéricas sobre o espaço. Os pitagóricos faziam um amálgama de concepções, como era comum na época.

Teorema de Tales afirma que um feixe de retas paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais. Desse modo, se temos duas retas paralelas “cortadas” por duas transversais, os segmentos formados por essa intersecção são proporcionais.