Que figura de linguagem se configura com a repetição?

Perguntado por: omello . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase.

A assonância é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas vocálicos ou sílabas tônicas para estabelecer efeitos sonoros específicos no texto.

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar. ex: O político foi encontrado com duzentos milhões de reais na mala. Duzentos milhões!

a) aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.

Enquanto figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. Muito utilizada na poesia e na música, a anáfora aumenta a expressividade da mensagem, enfatizando o sentido de termos repetidos consecutivamente.

Aliteração é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que caracteriza a repetição consecutiva de sons consonantais idênticos ou parecidos, principalmente em versos e frases.

A anáfora ocorre por meio da repetição de termos no começo das frases (ou dos versos). É um recurso estilístico muito utilizado pelos escritores na construção dos versos com o intuito de intensificar uma expressão.

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

1. Acto ou efeito de repetir. 2. Reprodução ou imitação do que outrem disse ou fez.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Ato ou efeito de repetir(-se); iteração, recorrência, reiteração, repeteco, repetência. 2 Enunciação das mesmas palavras ou ideias que já tenham sido enunciadas anteriormente. 3 Estil Figura que consiste na repetição de uma palavra ou de uma frase.

O que é estrutura de repetição? Dentro da lógica de programação é uma estrutura que permite executar mais de uma vez o mesmo comando ou conjunto de comandos, de acordo com uma condição ou com um contador.

Laços de repetição, também conhecidos como laços de iteração ou simplesmente loops, são comandos que permitem iteração de código, ou seja, que comandos presentes no bloco sejam repetidos diversas vezes.

Qualquer que seja a estrutura de repetição, ela contém quatro elementos fundamentais: inicialização, condição, corpo e iteração.

As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração.

A diferença entre anáfora e catáfora refere-se à anáfora como estratégia linguística, e não como figura de linguagem. A anáfora trabalha com a retomada de elementos apresentados anteriormente na frase ou no texto, a catáfora faz o processo de referenciar-se elementos que serão apresentados posteriormente.

Pleonasmo vicioso:
A Repetição fora da Literatura é conhecida como “Redundância” ou “Pleonasmo Vicioso” e é um erro, um vício de linguagem. É dizer a mesma coisa duas vezes. É a repetição de algum termos ou ideia na frase.

Geralmente utilizamos a anáfora com pronomes demonstrativos (esse, essa) ou pronomes oblíquos (o, a, lhe)“, explica Edy Carlos. “É importante ficar atento com a função sintática que cada palavra exerce no texto. Por exemplo: o pronome oblíquo o atua como objeto direto, já o lhe, como objeto indireto”, diz o professor.