Que fazer para driblar a preguiça?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Técnicas para driblar a preguiça

  1. Fazer treinos curtos: comprovado cientificamente que eles geram resultados, nosso corpo se adapta. ...
  2. Ouvir música: a música tira o foco do esforço podendo melhorar a sua performance, estimulando os outros sentidos no cérebro.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

A preguiça aparece quando estamos estressados ou trabalhando por muito tempo, e para driblá-la é fácil: alguns tomam café, outros dão uma caminhada, ouvem música em som alto. Mas quando você está deprimido, esses truques não funcionam, assim como outras dicas que as pessoas podem dar.

A preguiça, mesmo em excesso, não pode ser caracterizada como um dos sintomas da depressão. Ela se manifesta de várias maneiras, como uma aversão ao trabalho, ócio, estado de prostração e moleza, falta de pressa ou de empenho.

A palavra “preguiça” tem a sua origem no latim “PIGRITIA”, de “PIGER”, que por sua vez significa 'preguiçoso, vadio, tardo na ação'. É provável que o vocábulo derive de um outro termo latino, “PINGUIS”, 'pesado, gordo', características físicas que muitas vezes são associadas, pejorativamente, ao preguiçoso.

Como ter motivação para treinar?

  1. Inclua o treino na sua rotina. Para a maioria das pessoas, o maior desafio é comparecer aos treinos regularmente. ...
  2. Encontre o melhor horário. ...
  3. Procure uma boa companhia. ...
  4. Diminua a frequência de treinos. ...
  5. Estabeleça metas reais. ...
  6. Capriche no visual.

Como vencer o desânimo de ir treinar? 5 dicas para ter mais foco!

  1. Defina as suas metas. A primeira dica para vencer o desânimo é estabelecer metas atingíveis. ...
  2. Escolha um exercício físico que lhe traga prazer. ...
  3. Reveja a sua alimentação. ...
  4. Encontre uma motivação. ...
  5. Registre e acompanhe o seu progresso.

4 dicas para treinar de manhã

  1. Durma bem. Quando você descansa durante a noite, fica mais fácil acordar cedo e se manter disposto durante o dia. ...
  2. Nada de despertador do lado do travesseiro. Coloque o despertador longe da cama, assim você terá que levantar para desligá-lo. ...
  3. Tome um bom café da manhã ...
  4. Tenha um plano!

Como parar de procrastinar no trabalho?

  1. Utilize alguma técnica de organização. ...
  2. Faça uma lista das tarefas do dia. ...
  3. Estime o tempo que cada tarefa leva. ...
  4. Separe o que é urgente do que é importante. ...
  5. Avalie o seu momento. ...
  6. Não se perca na autocrítica (foco é conseguir parar de procrastinar)

A preguiça pode ser um momento de ócio nas atividades corriqueiras, uma folga do trabalho formal, ou mesmo uma evitação de alguma tarefa que não queremos realizar naquele momento. A preguiça pode ser passageira, uma resposta natural ao cansaço ou ao estresse.

Organize tudo que você precisa para realizar um trabalho antes de começá-lo. Isso evitará que você perca tempo e se distraia. As listas de tarefas também ajudam bastante, permitindo que organize tempo e demais recursos necessários, estabelecendo prioridades.

Para os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever do trabalho (da busca do pão de cada dia), mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.

A virtude moral com a qual se combate o vício da preguiça ou acídia é a diligência. Este termo vem do latim de diligere que significa 'amar', o que deixa em evidência o seu estreito vínculo com a virtude teologal da caridade. A diligência pode ser compreendida como a disposição em realizar algo com dedicação e cuidado.

O preguiçoso fica em casa e diz: “Se eu sair, o leão me pega.” O preguiçoso vira de um lado para outro na cama. Ele é como uma porta que gira nas dobradiças, mas, de fato, não sai do lugar. Existe gente que tem preguiça até de pôr a comida na própria boca.

Pode ser uma situação passageira, uma resposta natural ao cansaço ou ao estresse. Mas se permanecer por períodos prolongados, pode ser indicativo de uma condição mais grave, e até ser sintoma de doenças como depressão, narcolepsia ou síndrome da fadiga crônica.