Que faz ou que faça?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).

Quando você se dirigir a uma pessoa como "você" (equivale à terceira pessoa do singular), fica assim: - "faça" (afirmativa) ou "não faça" (negativa) Quando você se dirigir a uma pessoa como "tu" (equivale à segunda pessoa do singular, fica assim: - "faz", "faze" (afirmativa) ou "não faças" (negativa) Conjugação ...

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Uso do imperativo
Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).

O mesmo que: realiza, constrói, elabora, cria, equivale, percorre, constitui, prepara, gera.

A forma correta é faça, com ç. A palavra fassa está errada. Faça é a forma conjugada do verbo fazer no presente do subjuntivo, na 1.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

então você usa compra corre parte e vai e faz né o exemplo de cima também isso é imperativo. afirmativo só que na segunda. pessoa. ou seja tanto vai faz quanto ba e faça estão certos só que em pessoas.

Deverá usar “façam”, se mantiver a frase com a pontuação como está, não pondo vírgula antes da conjunção coordenativa “e”: “...

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

O verbo fazer, quanto à predicação, é transitivo direto.

Verbos como ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer são considerados verbos de ligação. Travaglia (2004) sugere que verbos como acabar, achar, apresentar-se, deixar, fazer, mostrar, passar, tomar e tratar-se também podem ser de ligação.

1 cria, concebe, forma, gera, constitui, elabora, institui, estabelece, implementa, produz, pare, engendra, forja.

Aqui se faz, aqui se paga” é uma expressão popular da língua portuguesa, utilizada no sentido de obtenção de justiça, devendo as pessoas serem responsáveis pelos seus atos e terem que lidar com as respectivas consequências dos mesmos.

O verbo fazer deriva do latim "facere", com o sentido de cometer, realizar, fazer.

Presente: faço, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem. Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,...

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.