Que fatores podem influenciar a percepção do gosto?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A consistência e a temperatura, que fazem parte do tato, são fundamentais para criar a percepção do sabor. Além disso, a visão também contribui para o gosto.

O paladar, juntamente ao olfato, é responsável por garantir a percepção do sabor e textura dos alimentos.

A textura, temperatura, ardência e cor dos alimentos também influenciam nas sensações palatais, sendo o gosto final a resultante de todos os estímulos recebidos, enviados ao cérebro e ali interpretados.

Segundo ASSIS (2002), o sabor é o principal determinante da escolha e consumo no comportamento alimentar. WOOD (2005) coloca que as preferências, assim como as escolhas, não estão necessariamente ligadas de forma direta ao paladar, e são restringidas também por fatores econômicos, sociais e culturais.

A percepção de sabor é principalmente função das papilas gustativas, mas sabe-se que o odor também contribui fortemente com ela.

Duas características devem ser levadas em consideração em alguns alimentos (ou ingredientes), a primeira é o tempo de percepção, ou seja, o tempo para ser percebida pelo paladar. E a segunda, é o sabor residual, que permanece na boca algum tempo após o alimento ser deglutido.

A língua é o órgão responsável pela percepção de gosto do nosso paladar. No entanto, diferente do que acreditávamos, não existe uma divisão das papilas gustativas que identificam cada gosto, chamado até então de mapa da língua, onde cada área delimitada identificava os gostos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

A percepção olfativa depende:

  • Da umidade e temperatura do ambiente;
  • Do tempo;
  • Da presença de ruídos, fome, ingestão de álcool, etc.;
  • Das características e estado fisiológico do indivíduo;
  • Do limiar de sensibilidade do organismo do indivíduo;
  • De experiências prévias;
  • Da substância.

Os receptores gustativos estão localizados na cavidade bucal, distribuídos no dorso da língua, na epiglote, parede posterior da orofaringe e no palato. Os órgãos específicos para a recepção dos estímulos são os botões gustativos ou corpúsculos gustativos e estão localizados nas paredes das papilas linguais.

A combinação entre os estímulos químicos (paladar e olfato), físicos (visão e audição) e misto (tato) despertam memórias afetivas ligadas diretamente à alimentação, relacionando o consumo de certos alimentos às emoções que acompanham a vida em diferentes fases.

Paladar: Sentido relacionado com a percepção dos sabores dos alimentos. Os receptores responsáveis por esse sentido estão presentes em estruturas chamadas de papilas gustativas, distribuídas por toda a língua, palato, faringe, epiglote e laringe. Os receptores sensoriais, assim como os do olfato, são quimiorreceptores.

Este é o sentido que permite sentir os 5 gostos dos alimentos – doce, amargo, salgado, ácido e umami – por meio das papilas gustativas espalhadas pela superfície dorsal de toda a língua, na região do palato, epiglote, faringe e laringe, de maneira que permite a percepção do gosto.

O paladar está relacionado com a percepção dos sabores dos alimentos, permitindo que haja uma escolha entre o que deve ser digerido ou não. O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos.

A percepção dos gostos amargo, doce, salgado e ácido é feita pelas papilas gustativas, receptores sensoriais do paladar na língua. Até recentemente acreditava-se que cada gosto era sentido em uma região diferente da língua. Doce, na ponta, e amargo na parte mais próxima à garganta, por exemplo.

Resposta verificada por especialistas
O sabor dos alimentos depende de mais de um sentido para ser percebido pois nos nos alimentamos de acordo com as experiências culinárias passadas.

É possível diferenciar o gosto doce, azedo ou qual for graças aos botões gustativos (ou papilas gustativas) que estão em nossas línguas. Esses botões são formados por células epiteliais com propriedades neurais, que possibilitam que você sinta os sabores assim que o alimento se dissolve na saliva.

A fisiologia do sistema gustativo tem início com a mastigação do alimento na cavidade oral, onde a saliva participa no mecanismo de percepção do sabor: solubiliza a partícula do alimento a fim de facilitar o contato de suas moléculas com os receptores presentes na língua, que irão produzir informações químicas.

Gosto e sabor, por mais que pareçam semelhantes, são distintos. O gosto se refere apenas ao sentido do paladar. Já o sabor dos alimentos é reconhecido pela combinação de dois ou mais sentidos: o paladar (que se refere ao gosto) e o olfato (ao aroma dos alimentos).

Todo gosto básico - doce, azedo, salgado, amargo e umami - é uma mensagem que nos diz algo sobre o que colocamos em nossa boca, para que possamos decidir se deve ser comido.

Cada alimento possui uma textura diferente e essa textura está associada à percepção, pelos sentidos humanos, dos fenômenos que ocorrem durante a mastigação, como a deformação, a mistura, a hidratação com a saliva e mu- danças de tamanho, temperatura, forma e rugosidade dos alimentos.