Que fatores contribuíram para o desenvolvimento económico japonês no pós-guerra?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Ao sair da guerra derrotado, o país recebeu ajuda financeira vinda dos norte-americanos para se reerguer. Na década de 1970, o Japão fez investimentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e tornou-se, nessa mesma época, uma grande potência econômica no mundo.

Depois da II Guerra Mundial, a economia japonesa registrou um crescimento acelerado: a taxa anual média do crescimento no período de pós-guerra foi de 10%, que corresponde a uma taxa duas vezes maior do que a dos países desenvolvidos.

O Japão passou a investir no desenvolvimento industrial e tecnológico, tornando-se na década de 1970 numa grande potência econômica. Atualmente, o Japão possui a 3ª maior economia do mundo (em volume de PIB - referência ano de 2022).

A Primeira Abordagem foi a política econômica centrada em obras públicas. No período do rápido crescimento econômico do Japão na década de 60 e 70, a melhoria de estradas, portos, aeroportos e outros levou à crescente produtividade e atuou como elemento de impulso do crescimento.

A Revolução Meiji foi o nome atribuído às diversas modificações econômicas e políticas por quais o Japão passou, resultando num grande e acelerado desenvolvimento, industrialização e modernização do país. Em outras palavras, a Revolução Meiji representa a revolução industrial ocorrida no Japão.

O Milagre econômico japonês foi o fenômeno ocorrido no Japão de crescimento econômico recorde após a Segunda Guerra Mundial, impulsionado pela assistência dos Estados Unidos e e pelo intervencionismo do governo japonês, em particular por meio de seu Ministério do Comércio e Indústria, o MITI.

A economia japonesa é altamente industrializada, apresentando grande aparato tecnológico. O país se destaca nos segmentos de eletroeletrônico, informática, robótica, automobilístico, entre outros. O Japão detém o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, atrás somente dos Estados Unidos.

O impressionante crescimento econômico do Japão após a Segunda Guerra Mundial dependeu de vários fatores, incluindo a experiência pré-guerra do país, as condições vantajosas da ocupação pós-guerra pelas forças aliadas, o alto nível e a qualidade do investimento que persistiu até a década de 1980.

"No final do século 19 o Japão se tornou um importante aliado das potências ocidentais, mas após a 1ª Guerra Mundial o crescimento japonês passou a ser percebido como uma ameaça e o país a ser vítima de diversas restrições, especialmente de acesso ao mercado de petróleo", afirma Uehara.

Na terceira seção estudaremos o período do Milagre Econômico Japonês de 1953 a 1973, período em que o país apresentou taxas de crescimento de aproximadamente 10%.

A infraestrutura e economia japonesas estavam completamente destruídas em 1945. A inflação estava fora de controle, e a população, muitas vezes, só encontrava alimentos básicos no mercado negro. Além disso, a sombra soviética representava para os Estados Unidos um grande risco para seus interesses geopolíticos na Ásia.

Meiji aplicou políticas estatais que representaram uma virada de 180 graus para o país asiático. Ele acabou com o sistema feudal e começou a transformar o país de uma economia agrária em uma industrial e capitalista.

O Japão é um país desenvolvido, industrializado e possui uma das maiores economias do planeta. O principal setor econômico do país é o terciário, voltado para as atividades de comércio e serviços, além do turismo.

Esse processo de reconstrução econômica do país foi realizado, em parte, com ajuda financeira americana. Essa ajuda era uma maneira de aliar os países em reconstrução com a política americana e, assim, impedir a proliferação do comunismo soviético.

Crescimento econômico, elevação da produtividade, investimento estatal, incorporação dos trabalhadores aos frutos do progresso, são todos fatores que o Estado do Bem Estar Social veio consolidar politicamente.

Resposta: Foi o modelo de exportação e principalmente a inserção do Toyotismo na produção dos produtos terciários do Japão.

Ajustado pela demografia, o Japão alcançou um crescimento significativo: registrou um aumento de 45% na renda real per capita em atividade. Os Estados Unidos se saíram ainda melhor, mas isso dificilmente se encaixa na narrativa da estagnação japonesa.

Os aspectos que foram fundamentais para o desenvolvimento do Japão foram o investimento maciço em tecnologias e as parcerias comerciais estratégias com os Estados Unidos, no período pós-guerra.